As pessoas que não amam a si mesmas não conseguirão amar aos outros
Em todos os relacionamentos, embora aparentemente possa haver harmonia e equilíbrio entre os dois parceiros, sempre existe uma força invisível que pode derrubar tudo a qualquer momento; não é fácil para um dos dois parceiros ser compreensivo e sempre indulgente com aqueles que têm problemas de autoestima, não se ama o suficiente e busca desesperadamente apoio e um ombro para se sentir melhor...
via Psychology Today
Um dos maiores riscos nessas situações é que, apesar de o parceiro mais forte ser visto como um ombro amigo, ao longo do tempo uma situação de co-dependência pode ser criada, o que pode resultar em uma baixa estima desse ombro tão compreensivo. A comunicação no casal também pode se deteriorar, uma vez que o parceiro mais fraco só projeta todos os seus medos e suas inseguranças no outro.
Se isso acontece em um relacionamento amoroso, a "recusa" psicológica que se segue pode ser muito perigosa; Curiosamente, isso pode coincidir com a necessidade emocional: a pessoa que se odeia pode desejar fortemente algumas coisas de você enquanto rejeita outras. É realmente difícil avançar quando você acredita firmemente que poderia ajudar se ele ou ela permitisse.
Pode ser muito desanimador cuidar de alguém que não se importa; depois de um tempo, começar a sentir que seus esforços são desperdiçados; você gasta tempo e energia tentando melhorar seu parceiro, e ele ou ela se esforça a cair novamente. A realidade é que, o que quer que você faça, não poderá deixar que as necessidades de seu parceiro eclipsem as suas; por mais que você se importe com essa pessoa, você não é responsável por ela.
A incapacidade dos outros de se amarem nunca deve fazer você esquecer que se ama, lembre-se sempre disso!