Até mesmo a ciência sugere que ter gatos pode fazer bem para a saúde
Advertisement
Muitos de nós somos grandes amantes de gatos e brincamos com eles por horas; não é de se admirar que nós os amemos tanto, afinal, eles podem ser uma verdadeira cura para nós e para o nosso bem-estar e podem até tornar nossa vida mais saudável e feliz. De fato, existem inúmeros estudos que não apenas confirmam que viver em contato próximo com nossos amigos felinos nos deixa muito mais felizes e relaxados, mas sua presença pode, em alguns casos, também ter efeitos surpreendentes para a nossa saúde.
- Eles podem ajudar a melhorar a saúde mental: de acordo com este estudo realizado na Austrália, os donos de gatos tendem a ter uma saúde psicológica muito melhor do que pessoas sem animais de estimação. Os envolvidos diretamente afirmam ser mais felizes, mais seguros e menos nervosos, e também enfrentam problemas na vida em modo muito melhor.
- Eles podem reduzir os níveis de estresse e ansiedade: nossos gatos podem desempenhar um papel importante na redução do estresse, fazendo algo muito simples como deitar no colo do seu ser humano, basta acariciá-lo para fazer você se sentir muito melhor. Além disso, esta pesquisa afirma que mesmo 10 minutos acariciando um cão ou gato podem ter um efeito positivo nos níveis de estresse e ansiedade.
- Eles podem reduzir o risco de doença cardiovascular: se você está convencido de que os gatos ajudam a reduzir o estresse, não acaba por aqui: esses amigos peludos também podem reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, de acordo com este estudo. Portanto, os gatos não são apenas excelentes para sua saúde mental, mas também para sua saúde física!
Advertisement
- Eles ajudam a dormir melhor: este estudo mostra que de 46 pessoas, 41% delas relataram dormir melhor enquanto estavam no mesmo quarto que seus animais de estimação e descreveram seus companheiros peludos como benéficos para ajudar a dormir.
- Eles podem satisfazer sua necessidade de companhia: de acordo com este artigo, os gatos e seus donos podem desenvolver uma conexão verdadeira que vai além da simples convivência com esses felinos extraordinários. Eles são mais propensos a responder às necessidades de seu dono, se o proprietário respondeu às necessidades de seu gato no passado.
- Eles podem proteger os bebês de certos tipos de alergias: este estudo descobriu que bebês com menos de um ano expostos a um gato eram menos propensos a desenvolver alergias. E não apenas alergias a animais de estimação, mas também alergias comuns, como sensibilidade ao pó, grama e muito mais.
Então, ser apaixonados por gatos não é tão ruim assim, muito pelo contrário!
Source:
- http://healthland.time.com/2011/02/28/the-science-of-cat-ladies-women-really-do-have-special-bonds-with-cats/
- https://web.archive.org/web/20021004100013/http://www.nih.gov/news/pr/aug2002/niaid-27.htm
- https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/089279393787002385
- https://www.sciencedaily.com/releases/2019/07/190715114302.htm
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3317329/
- https://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(15)00674-6/fulltext
Advertisement