Ter amigos sinceros no trabalho melhora a nossa qualidade de vida: palavra de uma psicóloga
A amizade é necessária na vida de cada indivíduo, porque existe uma fonte indescritível de felicidade nesse tipo de relacionamento. E por uma boa razão, já que expressamos nossos sentimentos, nossas preocupações, mas também nossas alegrias para nossos amigos, e essa troca sincera de emoções nos dá uma espécie de prazer indescritível. Mas e a amizade nascida no trabalho? Seria útil ou seria melhor deixar nossos sentimentos de lado para focar apenas no aspecto profissional de nossos relacionamentos com nossos colegas?
via Journal du Net
Um confronto ideológico atual diz que emocionalidade e trabalho nunca devem ser misturados. No entanto, nosso subconsciente tentará, sem querer, construir conexões emocionais sem nosso conhecimento. Além das simples simpatias por alguns de nossos colegas ou não, uma amizade pode surgir como resultado de uma estima mútua ou de uma comunicação frutífera sobre o que é vivenciado no local de trabalho, em particular no contexto da vida profissional diária.
Nesse contexto, Sylvie Sanchez-Forsans, psicóloga do trabalho, explica que algumas pessoas até se divertem indo trabalhar pelas relações emocionais que elas entrelaçaram no escritório e que se tornam uma verdadeira fonte de realização e felicidade pessoal.
Como a maioria dos funcionários passa a maior parte de sua vida no trabalho, não é incomum que uma amizade floresça inesperadamente. Segundo a idéia da psicóloga francesa, pressão, estresse, realização e sucesso são elementos compartilhados por colegas que se valorizam até quando não são influenciados pela conotação do sucesso e da ambição individual. Uma vez que a última poderia, em alguns casos, levar à competição, isso poderia causar danos às relações de estima e colaboração no local de trabalho.
Portanto, como o mundo do trabalho é um lugar difícil de se suportar na maioria das vezes, pode exigir aliados sinceros, em vez de inimigos ou guerreiros raivosos, interessados em cultivar a reciprocidade em vez do oportunismo. Razão pela qual, de acordo com Sylvie Sanchez-Forsans, todo indivíduo pode se sentir bem em seu ambiente profissional e sentir o desejo de permanecer lá se o terreno for fértil o suficiente para um relacionamento genuíno e produtivo de amizade.
Em suma, a amizade no trabalho não é perigosa ou inapropriada, mas em alguns casos pode ser realmente uma vitória!