O relacionamento com o pai pode influenciar as escolhas amorosas da filha: a psicologia confirma
Criar um filho não é uma coisa simples: é uma missão real para a qual muitas pessoas vêm preparadas e outras menos. Todos, no entanto, estão unidos pelo fato de que se aprende ao longo do caminho, também e acima de tudo, errando. Mães e pais sabem que todos os dias são chamados a fazer da infância de seus filhos um momento fundamental, no qual são lançadas as bases para os adultos que serão.
Quanto às filhas, a figura do pai é de enorme importância. É, de fato, o primeiro indivíduo do sexo masculino com quem elas terão que lidar na vida: com ele é estabelecido um relacionamento que terá efeito nos próximos anos e principalmente nos seus relacionamentos amorosos.
via Psychology Today
Como em tudo, o que costumamos considerar normal desde tenra idade, com uma boa chance irá influenciar nossa personalidade de adultos. Assim, um pai afetuoso e amoroso, certamente tem mais chances de criar uma filha que, em seus parceiros, procurará exatamente as mesmas características. Pelo contrário, as meninas que crescem com figuras paternas autoritárias e pouco afetuosas, poderiam se acostumar a conceder o mesmo àqueles que terão ao lado quando adultas.
O mesmo vale para a maneira como uma garotinha vê sua mãe sendo tratada pelo pai. É a partir daquele exemplo que são criados os primeiros modelos de como o relacionamento com um homem deve ser. Inútil dizer, então, que um pai desempenha um papel primordial no relacionamento com sua filha. Inconscientemente, muitas mulheres escolhem um parceiro com base nas características de seu pai.
Nossos pais, para o bem ou para o mal, moldam e constroem a maneira como vivemos relacionamentos e problemas, interações e sentimentos humanos. Claro: a personalidade de uma pessoa também é composta de muito mais, e há muitas experiências que a marcarão. No entanto, os pilares do pai e da mãe sempre permanecem na base. Até mesmo uma mulher que escolhe seu parceiro porque se opõe ao pai, afinal, está baseando sua decisão na figura paterna, se opondo a ela.
Impedir que uma filha tenha más experiências em relacionamentos futuros é, portanto, uma das primeiras tarefas que um pai deve cuidar. Cuidar de seu relacionamento com ela e a mãe, de fato, é o primeiro passo para cuidar de uma menininha, que sempre verá o pai como uma figura de referência.