Depois de ter visitado um canil, este menino de 7 anos decide encontrar uma casa para cada um deles, e consegue!
A ideia de adotar um cachorro deixou Roman McConn de bom humor, mas quando ele se viu nos corredores do canil, prevaleceu um sentimento de tristeza. O que todos aqueles cães estavam fazendo lá? Por que eles latiam tão alto? Onde estavam seus donos? Perguntas às quais a mãe, que estava com ele para acompanhá-lo, não conseguiu responder. "Estão aqui procurando uma casa", a mulher simplesmente respondeu. Mas Roman não conseguia entender: na sua cabecinha a solução era fácil demais, bastava encontrar um lar para eles!
Assim nasceu um projeto que, ao longo dos anos, conseguiu salvar um número incrível de cães sem dono e com um futuro incerto.
via mynorthwest.com
Desde o dia em que foram ao abrigo para adotar seu primeiro cachorro, Roman e Jen, sua mãe, decidiram fazer algo para ajudar concretamente todos os cães que estavam no canil. Eles limparam as gaiolas, brincaram com os cães e trouxeram comida para eles. Poré, Roman sabia que, mesmo que estivesse fazendo algo útil, não estava resolvendo o problema. Ele tinha que encontrar um lar para todos esses filhotes, ou pelo menos encontrar maneiras de tirá-los dali.
Roman e sua mãe tiveram a idéia de gravar vídeos mostrando os cães que moravam no abrigo: a peculiaridade desses vídeos era que Roman acrescentava uma descrição tão simples quanto eficaz sobre seus amigos de quatro patas, destacando uma característica de cada um. Por exemplo, de uma cachorrinha chamada Sadie ele dizia: "Ela é muito tímida e não foi treinada para andar com a coleira; portanto, seu dono deve ser muito paciente".
Através dos vídeos publicados nas redes sociais, muito mais pessoas se conscientizaram dos cães nos canis, e os possíveis proprietários criaram um vínculo com os cães antes mesmo de conhecê-los fisicamente.
Assim nasceu o projeto para salvar os cães dos canis do Texas - chamado de Freedom Ride Project. Mas a história não terminou por aí. O pai de Roman, alistado na marinha, foi enviado para Washington e, para ficar perto dele, toda a família decidiu se mudar: lá Roman conheceu uma realidade completamente diferente sobre os cães em canis, era como se as pessoas tivessem uma sensibilidade maior.
A ideia de Jen, portanto, era criar um corredor de transferência de cães do Texas para Washington: foi assim que Jen e Roman conseguiram salvar mais de mil cães condenados a um futuro muito incerto.
Tudo isso não seria possível sem a tenacidade de Roman: "Sem dúvida, tornou-se a força vital do projeto Freedom Ride", disse Mama.
Apesar do sucesso do projeto, Roman não perdeu a humildade típica das crianças: "Eu me sinto bem salvando os cães, mas não fico feliz apenas por mim, tenho certeza de que os cães estão felizes, e também quem os adota", disse ele.
Jen e Roman não eram especialistas em cães, mas simplesmente amantes desses animais: e esse ingrediente, o amor, foi suficiente para tornar possível a realização de um projeto que salvou - e continua a salvar - a vida de milhares de cães.