Esta menina de 8 anos resolveu de cabeça 70 problemas matemáticos em menos de 5 minutos

por Roberta Freitas

14 Dezembro 2019

Esta menina de 8 anos resolveu de cabeça 70 problemas matemáticos em menos de 5 minutos
Advertisement

Podemos amar ou odiar, mas a matemática é certamente um aspecto da vida com o qual devemos viver. Se pensarmos sobre isso, de fato, há muitas oportunidades ao nosso redor, onde os números desempenham um papel fundamental. Para muitos, quando crianças, não é fácil contar, e talvez as dificuldades nessa matéria sejam lembradas até a idade adulta.

Certamente não é esse o caso da garota mexicana sobre a qual falaremos. Ela se chama Zury Tlapanco Reyes e, com apenas 8 anos, é um verdadeiro fenômeno da matemática, tanto que já recebeu vários prêmios.

via Upworthy

Collegiales Tuxtila/Facebook

Collegiales Tuxtila/Facebook

Originária de Tampico, essa garotinha competiu com 900 crianças de 35 nações diferentes, na ocasião do concurso ALOHA Mental Aritmetic, realizado em Guangzhou, China, em julho de 2019. Lá, ela conseguiu resolver 70 problemas de matemática corretamente, de cabeça, em menos de 5 minutos!

Advertisement
Rebelión Noticias/YouTube

Rebelión Noticias/YouTube

Suas habilidades também se devem ao fato de ela ter sido "treinada" precisamente pelo método ALOHA, que significa Abacus Learning of Higher Aritmetic, e é um sistema educacional que incentiva as crianças a aprender melhor a capacidade de chegar a um resultado através da concentração e da memória. Portanto, sem o uso de calculadoras ou outros dispositivos.

Zury, portanto, tornou-se uma verdadeira celebridade, e foi muito bem recebida em seu retorno ao México, por amigos, parentes e apoiadores que acompanharam suas façanhas matemáticas com interesse. Desnecessário descrever a felicidade e o orgulho de seus pais, que sempre a apoiaram em seu caminho para a vitória na importante competição internacional.

Raynose a Day/Facebook

Raynose a Day/Facebook

Impressionante, não é? E, no entanto, é realmente assim: essa criança é um prodígio do cálculo mental. Eu me pergunto se, no futuro, ainda vamos ouvir falar sobre ela. Enquanto isso, Zury certamente fará com que muitas pessoas se sintam desconfortáveis, talvez até quando adultos, que continuam fazendo cálculos usando os dedos ou a calculadora...

Advertisement