Uma mulher proibiu a sogra fumante de tocar sua filha antes de lavar as mãos e trocar de roupa

Pouco antes do nascimento de um filho, pode acontecer que a mãe seja tomada pelo desejo de limpar a casa, para que o "ninho" que acolhe o bebê seja seguro e perfeito em todos os sentidos. Nessa fase, também é normal mudar hábitos e prejudiciais, como aquele de fumar em casa.
É sobre o hábito de fumar a discussão entre uma mulher e sua sogra, que acabou na web quando a mulher perguntou se ela estava agindo bem ou não: em detalhes, a futura mãe exigia que a sogra - fumante - lavasse as mãos e trocasse de roupa antes de pegar a neta recém-nascida. Um pedido razoável ou absurdo?
via slate.com

Há algum tempo que falamos sobre o "fumo de terceira mão", além daquele passivo: o último refere-se à fumaça inalada por alguém próximo, enquanto o de terceira mão é o que você respira das roupas e na pele de um fumante, mesmo que ele não esteja com um cigarro aceso. Esse tipo de fumaça é altamente prejudicial, especialmente para os recém-nascidos, a ponto de aparecer entre as causas de mortes no berço.

Um bom hábito é pedir aos fumantes para não fumarem antes de entrarem em contato com um recém-nascido e virem visitá-lo com roupas limpas. Por mais razoável que tudo isso seja, a história da mulher dividiu a web: existem aqueles que consideram absurdo pedir à avó algo assim e aqueles que afirmam que a mãe pode pedir qualquer coisa, se ela acha que isso pode ser bom para a filha.
Há também aqueles que apontaram que é quase impossível evitar o tabagismo passivo quando o fumante é parente próximo: quando a mulher vai visitar a sogra em casa com a filha, será realmente difícil escapar dos tecidos do sofá, tapetes e do ar da casa cheio de fumaça.
A questão permanece em aberto: ela fez bem ou mal em pedir à sogra que troque de roupa e lave as mãos antes de tocar a neta?