Se acostume a não esperar nada de ninguém: você irá ganhar em felicidade e bem-estar
Geralmente, temos idéias preconcebidas sobre o que uma ou outra pessoa faria, em relação a nós ou a qualquer situação específica, obviamente baseada principalmente no senso comum e na referência de como devemos agir diante de eventos ou situações semelhantes. Mas somos simplesmente todos muito diferentes e o que é óbvio para mim não é necessariamente óbvio para você, o que é bom para alguns, não deve ser bom para outros. Consequentemente, se aprendermos a não esperar nada de ninguém, viveremos mais felizes.
via Psychology Today
Isso se baseia no fato de que todos estão tentando fazer o melhor possível, mas obviamente isso não significa que seja a melhor maneira de fazê-lo. Um pai acostumado a pais violentos pode repetir o modelo com os filhos, sem vê-lo como algo negativo, porque sua verdade é influenciada pela maneira como vê a situação. Todos nós temos padrões de comportamento associados a muitas condições, experiências passadas, projetos futuros.
A melhor maneira de não se sentir frustrado, não se decepcionar, é aprender a não esperar nada de ninguém, a não tomar nada como garantido. Dessa maneira, de qualquer jeito que uma pessoa aja, poderemos avaliá-la sem a provisão da expectativa.
Isso, além de evitar frustrações, nos dá a oportunidade de nos surpreender com o que recebemos de alguém, com o que observamos, sem esperar nada em particular no início. Damos liberdade aos que estão ao nosso redor para serem o que são, sem serem prejudicados por atitudes mútuas. Ninguém merece viver para atender às expectativas de outra pessoa, todos devemos doar o que realmente temos dentro de nós. Sem julgar o trabalho dos outros ou antecipar uma ação específica, todos ganharemos em felicidade e bem-estar.
Não espere nada de ninguém, somente de você mesmo, lembre-se de que não há nada que possamos ou devamos controlar no comportamento de outro ser humano e, assim como queremos que nossas decisões sejam respeitadas, devemos respeitar também aquelas dos outros.