Empacotar os presentes de Natal com folhas de jornal: é uma ideia original que ajuda o meio ambiente
Todos os anos, com a chegada das tão esperadas festividades de Natal - embora nem todos, infelizmente, compartilhem o entusiasmo por esses dias de comemoração - também é proposta a questão usual dos presentes. Há aqueles que estão mais inclinados a fazê-lo e gostam de ir às lojas em busca do presente perfeito, e aqueles que, por outro lado, não podem nem pensar na ideia de enfrentar lojas e shoppings cheios de gente. De qualquer forma, o momento da troca de presentes será inevitável novamente este ano e queremos dar alguns conselhos muito eficazes para tornar este Natal um pouco mais ecológico: vamos embrulhar nossos presentes com jornal!
via WWF
O Natal agora se tornou um símbolo de abundância e desperdício, então por que não arregaçar as mangas para evitar a produção excessiva de resíduos? O WWF lançou um campanha, exatamente para dar aos cidadãos a oportunidade de oferecer sua própria pequena contribuição à causa. O aumento de lixo e os vários desperdícios durante o período de Natal são sentidos especialmente quando chega o momento fatídico da troca de presentes. Embora bonito, é um momento em que você não presta muita atenção à quantidade de papel e plástico usado para embrulhar presentes e acaba agravando a carga de resíduos que poluirão o meio ambiente.
Então o que podemos fazer?
Você se lembra dos velhos e queridos jornais? Os que comprávamos na banca de jornal? Embora com o aprimoramento dos recursos online, aos poucos estejamos perdendo o costume de ler as notícias na mídia impressa, os jornais ainda existam e podem ser um recurso importante para evitar mais desperdícios. Embrulhar os presentes no jornal, de fato, definitivamente representa o conselho certo a dar àqueles que estavam pensando em comprar mais papel e sacolas de presente.
Somos induzidos a comprar qualquer coisa, mas talvez devêssemos concentrar nossa atenção mais na questão da reciclagem: não apenas economizaríamos dinheiro, mas também contribuiríamos para produzir menos resíduos, preservando o meio ambiente. Afinal, é um pequeno gesto - de uma simplicidade desarmante.
Quando chegar a hora, vamos tentar reutilizar envelopes, pacotes, caixas e papel, de modo a dar uma pequena ajuda ao nosso planeta que, mesmo no Natal, continuará vivendo um momento difícil.