Ter que dizer adeus a um pai provoca dores muito grandes, e ninguém está preparado para isso

por Roberta Freitas

22 Novembro 2019

Ter que dizer adeus a um pai provoca dores muito grandes, e ninguém está preparado para isso
Advertisement

Infelizmente a vida, mais cedo ou mais tarde, nos obriga a enfrentar momentos profundamente dolorosos, como doenças e a consequente perda de um dos pais. Quando isso acontece repentinamente, é normal não estar pronto mas, na realidade, você nunca está realmente preparado para o último adeus, mesmo quando chega a hora no final de um período de sofrimento.

Ninguém tem o prazer de pensar em quando terá que cumprimentar sua mãe ou pai pela última vez e, mesmo assim, existe uma maneira de viver esse momento sombrio com total respeito por quem vai e por quem permanece.

via webmd.com

pxhere

pxhere

Ninguém está realmente pronto para deixar ir embora aqueles que nos trouxeram ao mundo, as pessoas mais importantes em nossas vidas, a quem devemos praticamente tudo. Ninguém sabe o que dizer, o que esperar, como se comportar diante de uma grande perda. O fato é que ninguém sabe quando isso acontecerá, por isso é bom que as demonstrações de afeto ou a simples presença não existam apenas nos últimos dias, mas que sejam cotidianas. 

Mas a dor não é apenas daqueles que permanecem, claramente: não podemos esquecer que o ente querido, por mais que sofra, deve estar ciente da sua própria condição de sáude e é por isso que é aconselhável não mentir sobre ela.

Advertisement
pixabay

pixabay

A despedida é uma estrada para um lugar desconhecido: falar sobre isso paradoxalmente a torna menos assustadora. É hora de dar as mãos ao seu ente querido, tranquilizá-lo de suas preocupações com o que e quem deixarão, diga a ele que tudo vai dar certo: fale abertamente, com o coração na mão, deixe o discurso tomar qualquer direção, mesmo que não seja lógico. Podemos lembrar juntos os belos momentos: mesmo em um momento de dor, é permitido sorrir juntos, de fato, é uma obrigação.

É hora de mostrar gratidão, amor e reconhecimento. Você pode começar dizendo "Eu sempre te apreciei por ...", ou "Eu sempre te admirei porque..." ou da maneira que você achar melhor.

Ninguém quer pensar em um evento doloroso como este, antes que seja realmente a hora: no entanto, tomar consciência disso ajuda a aproveitar melhor o tempo disponível e viver a despedida com menos tormento, na medida do possível.

Advertisement