A regra dos quatro presentes: um modo inteligente e original de deixar os pequenos felizes no Natal

por Roberta Freitas

22 Novembro 2019

A regra dos quatro presentes: um modo inteligente e original de deixar os pequenos felizes no Natal
Advertisement

Há dois eventos que marcam o início do Natal: as luzes nas ruas e a publicidade interminável de brinquedos na televisão. Os anúncios nos invadem e, ao mesmo tempo, a oferta é tão ampla que às vezes nos leva a fazer uma compra incorreta de presentes. Se você não gosta que seus filhos recebam uma avalanche de brinquedos no Natal e prefere algo mais útil e modesto, a regra dos quatro presentes é uma boa maneira de dar um sentido aos presentes de Natal dos pequenos.

via BBC

James Petts/Wikimedia

James Petts/Wikimedia

Os adultos compram brinquedos que as crianças usam sem dar valor a nenhum deles. Às vezes, eles se divertem ainda mais brincando com caixas e papel de presente do que com o brinquedo que contêm. São principalmente brinquedos que logo acabam esquecidos em algum canto ou na parte inferior da caixa de brinquedos, tanto porque não atendem às expectativas, ou porque quebram em dois dias, ou simplesmente porque entre tantos brinquedos, eles são colocados em segundo andar. Portanto, é uma boa idéia dar um sentido aos presentes de Natal; de fato, é o que a seguinte regra de quatro presentes propõe:

  • Um presente útil: as crianças crescem muito rápido e precisam renovar o guarda-roupa com frequência. Mesmo que você receba uma roupa, alguns chinelos ou um cachecol, alguns podem não gostar muito, mas pode se tornar um presente original se você escolher o que as crianças mais gostam, talvez roupas com os personagens favoritos do nosso filho para fazê-los felizes.
  • Um presente educacional: tanto para aniversários quanto para o Natal, um livro é sempre ótimo. Os livros abrem a porta para a imaginação e um mundo ilimitado de possibilidades. Sem dúvida, os livros enriquecem nossos filhos mais do que um brinquedo: nunca é cedo para começar a amar os livros!

Advertisement
VFW/Flickr

VFW/Flickr

  • Um presente que eles querem: as crianças têm a ilusão de receber tudo o que pediram em suas cartas endereçadas ao Papai Noel, mas é importante saber como medir suas demandas. Fazer com que eles escolham um de seus brinquedos mais desejados, ajudará a ser mais seletivo. Receber muitos presentes não é benéfico para as crianças; se elas recebem tudo o que pedem, acabam perdendo o valor do que têm.
  • Um presente de que precisam: as crianças estão acostumadas a pedir que mamãe e papai comprem tudo o que precisam para sua vida cotidiana. A inclusão de alguns desses artigos em cartas para o Papai Noel é uma boa maneira de ensiná-los a avaliar aquelas pequenas coisas que realmente precisam: se é material escolar, um objeto para suas atividades extracurriculares ou, por que não, um instrumento musical que gostaria de aprender a tocar.

Ao limitar o número de presentes para nossos filhos no Natal, eles poderão apreciar melhor o valor de cada presente individual.

Advertisement