Os beijos da mãe aliviam a dor e ajudam a curar as feridas: a ciência confirma

por Roberta Freitas

07 Dezembro 2019

Os beijos da mãe aliviam a dor e ajudam a curar as feridas: a ciência confirma
Advertisement

Quantas vezes vimos mães confortar seus filhos com um beijo após uma queda inofensiva? Esse gesto que as mulheres fazem quase por instinto tem uma motivação científica muito simples: os beijos da mãe realmente têm um poder de cura em feridas reais ou psicológicas. Receber o abraço da mãe em um momento de dor ou desespero é a maneira mais natural e eficaz de superar os maus momentos: e a ciência confirma essa teoria. 

via thesciencepost.com

D. Sharon Pruitt/Wikimedia

D. Sharon Pruitt/Wikimedia

A Universidade de Pittsburgh realizou um estudo no final do qual descobriu que os beijos da mãe têm poder curativo como a homeopatia no tratamento da dor. Não é por acaso que é uma das cenas mais recorrentes quando uma criança cai ou fica assustada é a mãe que se aproxima para consolá-la beijando-a, talvez até no ponto em que se machucou. 

O estudo observou 250 crianças envolvidas em acidentes domésticos triviais: observou-se que as crianças que recebiam beijos mais frequentemente de suas mães se curavam mais rapidamente do que outras.

Advertisement
peakpx

peakpx

Outro estudo também confirma a magia do beijo da mãe nas crianças: o professor Vicente Torres descobriu que na saliva humana existe uma molécula chamada histatina, que desempenha um papel muito importante na formação de novo sangue ou na cicatrização de feridas.

Em suma, os abraços de uma mãe são necessários a longo prazo para criar um filho autoconfiante e, a curto prazo, para aliviar a dor física.

Mães, beijem seus filhos!

Advertisement