As crianças precisam de brinquedos, não de tablets e celulares
Temos que tirar os smartphones e tablets das mãos dos nossos filhos mais novos! O alarme, embora mascarado de um prestigioso estudo científico, foi lançado em dezembro de 2018 pela Academia Americana de Pediatria, que apontou que o uso de telefones celulares, tablets, mas também simplesmente aparelhos eletrônicos e piscantes não são recomendados para o crescimento de nossos filhos. Melhor jogos simples e mais criativos, que estimulam sua imaginação e seu desenvolvimento cognitivo.
via American Academy of Pediatrics
O relatório publicado pela AAP concentra-se acima de tudo no aconselhamento aos pais sobre que tipo de brinquedos dar às crianças desde o nascimento até a idade escolar. O conselho de especialistas em pediatria é exatamente este:
"Os brinquedos evoluíram ao longo dos anos e os anúncios podem dar aos pais a impressão de que brinquedos com uma plataforma virtual ou digital sejam mais educacionais. [...] A pesquisa nos diz que os melhores brinquedos não devem ser chamativos ou caros ou vir com um aplicativo. Os brinquedos tradicionais, nesse caso, são realmente melhores que os digitais".
Scott & Elaine van der Chijs/Flickr
Quais são os melhores jogos ou brinquedos que estimulam a criatividade da criança e também o relacionamento com o meio ambiente e as pessoas ao seu redor? Segundo os pediatras americanos, "Os melhores brinquedos são aqueles que apóiam pais e filhos a brincarem, fingerem e interagirem [...] Você não tem a mesma satisfação com um tablet ou uma tela. E quando as crianças brincam com seus pais, acontece a verdadeira magia, estejam eles fingindo ser personagens ou montando um quebra-cabeças juntos ".
Então, o melhor para as crianças é brincar com tijolos e quebra-cabeças para desenvolver suas habilidades motoras, desenvolvimento linguístico e cognitivo, consciência espacial e as primeiras habilidades matemáticas. E assim, queridos pais que estão nos lendo, não deixem que seus filhos pequenos usem smartphones ou tablets ou qualquer coisa digital desde a mais tenra idade; estimule sua curiosidade com brinquedos ou jogos educacionais ou "sociais"... eles ganharão no futuro!