Com uma carta emocionante, esta mulher de 90 anos pediu para uma vizinha desconhecida que fosse sua amiga

por Roberta Freitas

15 Novembro 2019

Com uma carta emocionante, esta mulher de 90 anos pediu para uma vizinha desconhecida que fosse sua amiga
Advertisement

A velhice, para muitas pessoas, é um período muito difícil de lidar. Por causa das razões mais díspares, depois de certa idade, alguém pode se encontrar sozinho, sem que ninguém cuide dele. Por esse motivo, em todo o mundo, infelizmente, existem casos de pessoas que se veem tendo que viver a terceira idade em um estado de isolamento e abandono.

E isso é particularmente prejudicial para as emoções dos idosos em questão, que podem estar procurando apoio psicológico ou até mesmo uma maneira de superar seus dias com menos tristeza. O gesto de Wanda, uma americana de 90 anos do Missouri, foi emblemático nesse sentido e emocionou muitas pessoas.

via CBS News

Tendo atingido a idade de 90 anos, Wanda simplesmente não conseguia mais ficar sozinha. Todos os filhos moravam longe dela e em seu bairro ela não conhecia ninguém com quem pudessem conversar. Então, ela decidiu pegar papel e caneta e escrever uma mensagem comovente para seus vizinhos, pessoas que ela nunca tinha tido a chance de conhecer.

"Senhora (?) Você gostaria de se tornar minha amiga? Tenho 90 anos e moro sozinha, todos os meus amigos estão mortos. Estou muito sozinha e com medo. Por favor, preciso de alguém."

Não é difícil imaginar o aperto de coração que essas linhas causaram em quem as leu. A mulher em questão, Marlene Brooks, foi imediatamente atingida por uma onda de tristeza e emoção. Então, ela decidiu compartilhar a carta da velha senhora, divulgando essa história, e agiu concretamente para acabar com os dias solitários de Wanda.

Advertisement

Marlene, junto com sua filha, imediatamente visitou Wanda, oferecendo-lhe alguns cupcakes para comemorar sua nova amizade. As duas se conheceram e a vizinha entendeu que a senhora estava realmente em condições difíceis. Além dos sérios problemas de saúde, da solidão e da perda de um de seus filhos, muitas de suas amigas foram morrendo gradualmente, com o triste resultado que ela foi obrigada a sair de sua zona de conforto para fazer novos amigos. 

E Wanda realmente apreciou a abertura mostrada por Marlene. Demorou muito pouco para experimentar uma mudança radical em seus dias. O isolamento social, de fato, é um risco para muitos idosos e, por esse motivo, é importante sempre tentar cuidar daqueles que precisam apenas de consideração.

Uma pessoa mais velha do que nós, afinal, pode ter muito a nos ensinar. Embora possamos pensar que não temos muitas coisas em comum, a realidade é que podemos fazer grandes coisas para ajudar os idosos, mesmo que apenas com a nossa presença e trocando poucas palavras. 

Advertisement