Chá de casca de limão: um ótimo aliado para a saúde do nosso coração

por Roberta Freitas

18 Novembro 2019

Chá de casca de limão: um ótimo aliado para a saúde do nosso coração
Advertisement

Muitos o conhecem pelos muitos usos que pode ter na cozinha, mas o limão, um cítrico de origem antiga, é uma fruta que, devido às propriedades que possui, também pode proporcionar uma grande variedade de benefícios à nossa saúde.

Certamente, isso também é uma coisa bastante conhecida, mesmo que os efeitos positivos de sua casca sejam talvez um pouco menos conhecidos. É isso mesmo: quando se trata de limão, não é apenas suco a nos ajudar. Uma infusão baseada em sua casca amarela típica pode se transformar em um poderoso aliado para a saúde do coração. Vamos ver em detalhes.

via Healthline

Graeme Anderson/Flickr

Graeme Anderson/Flickr

A casca de limão, como a própria fruta, é rica em flavonóides. Esses compostos antioxidantes, normalmente encontrados em vegetais e frutas, podem ajudar a controlar os níveis de colesterol LDL (chamados de "ruins") no sangue. Uma ação fundamental para auxiliar o bom funcionamento do coração e para liberar a circulação de sangue nas artérias, impedindo a formação de obstruções.

Como se sabe, então, o limão também é rico em potássio e vitamina C, substâncias que certamente são amigas do nosso bem-estar. Para tirar o máximo proveito dos benefícios oferecidos pela casca de limão e dar uma ajuda concreta ao nosso sistema cardiovascular, pode ser útil preparar uma infusão com base nesse elemento natural.

Advertisement
Lenore Edman/Flickr

Lenore Edman/Flickr

Para fazer isso, simplesmente descasque um limão inteiro e coloque a sua casca em uma panela com um copo de água quente. Cinco minutos em fogo baixo e a infusão estará pronta. Uma vez resfriado à temperatura certa, você também pode adoçar com mel, para beber um elixir com características realmente saudáveis.

Obviamente, para manter o sistema cardiovascular em forma, esses remédios naturais também devem ser combinados com uma dieta correta e equilibrada e exercícios regulares. Lembramos que é aconselhável, no caso de qualquer patologia relacionada ao coração, consultar um especialista na área.

As sugestões que damos neste artigo, de fato, não podem, sob nenhuma circunstância, substituir a opinião médica, uma vez que o artigo tem um objetivo descritivo e informativo.

Pixabay

Pixabay

Advertisement