Encontram um cachorrinho assustado no jardim, mas depois descobrem que se trata de um dingo que está entrando em extinção
Estava todo assustado chorando no jardim de uma casa, o que parecia um cachorrinho muito doce abandonado por quem sabe quem. A família que o encontrou nos fundos de seu jardim cuidou dele por alguns dias antes de levá-lo ao veterinário e nenhum deles questionou o fato de que era um cachorrinho muito fofo. A surpresa foi grande quando o veterinário disse a eles que não era um cachorro, mas um dingo australiano - um animal que, para quem não sabe, está à beira da extinção.
Wandi é o nome dado a este lindo filhote de Dingo que foi encontrado em Wandiligong, perto de Bright, na Austrália. Pensa-se que o filhote acabou no jardim de uma casa por causa de uma águia que o deve ter "descarregado" lá. Quando ele foi encontrado, tinha entre 8 e 10 semanas de idade e nas costas ele tinha sinais muito semelhantes aos das garras de uma águia, razão pela qual os veterinários pensaram nessa hipótese.
Testes de DNA foram realizados para determinar a raça de Wandi, o que confirmou a hipótese: se tratava de um dingo muito puro. O filhote, então, foi transferido para a Australian Dingo Foundation, cujo objetivo é exatamente preservar a herança genética do dingo original.
Parece que o pequeno Wandi se adaptou muito bem ao seu novo ambiente, mesmo que seja e continuará sendo um animal selvagem para sempre.
Na Austrália, existem três tipos de dingo: os dingos tropicais, os dingos do interior que vivem nos desertos e os dingos alpinos, aos quais Wandi pertence. Esses últimos são precisamente aqueles com maior risco de extinção, razão pela qual a descoberta de Wandi parece ainda mais incrível.
Boa sorte pequeno Wandi!