Os benefícios da cebola roxa: um alimento gostoso e uma grande aliada da nossa saúde
A medicina moderna e a farmacologia são ferramentas valiosas e fundamentais para a manutenção da saúde. Não se deve subestimar, no entanto, que é sempre bom realizar a prevenção, começando pela mesa.
Os alimentos que consumimos todos os dias são, de fato, os primeiros aliados do nosso bem-estar, por isso é necessário saber exatamente o que colocamos no prato, escolhendo com consciência e inteligência. Entre os alimentos mais interessantes, tanto em termos culinários quanto clínicos está, sem dúvida, a cebola roxa.
via Healthline
Marco Verch Professional/Flickr
Comparada a outros homólogos do gênero, a cebola roxa tem um sabor decididamente mais doce e delicado, o que a torna excelente para quase todos os paladares e até para ser consumida crua, como guarnição para sanduíches e saladas.
Consumir a cebola roxa crua, sem cozinhar e empobrecer sua bagagem de vitaminas e minerais, a torna ainda mais útil. Em detalhes, a cebola roxa pode ter efeitos positivos na prevenção de diferentes formas de câncer, como o câncer de cólon-reto e de ovário, graças ao alto teor de flavonóides.
A baixa quantidade de calorias e sódio é compensada por muitas fibras, que estimulam a sensação de saciedade. É, portanto, um produto indicado para os regimes alimentares e, além disso, pode facilitar as funções digestivas e o trânsito intestinal.
Embora possa parecer uma contradição, mastigar cebola vermelha crua pode ser melhor do que qualquer enxaguante bucal para quebrar a carga bacteriana da cavidade oral, combatendo a halitose e as infecções. Rica em folato, a cebola roxa pode promover a produção e a circulação de hormônios do bom humor, como dopamina e serotonina.
Finalmente, através de seus compostos de enxofre, que atuam como anticoagulantes, a cebola roxa também pode reduzir a taxa de triglicerídeos e colesterol. Essa propriedade pode ajudar a se defender contra doenças cardiovasculares. O que estamos esperando então? Tudo o que resta é entrar na cozinha, aproveitando esse presente da natureza com receitas saborosas e saudáveis.
Como sempre, lembramos que os conselhos e as notícias contidas neste artigo são de natureza geral e são publicados para fins informativos. Para qualquer condição ou distúrbio de saúde, é sempre melhor consultar um médico.