Muitas vezes pensamos que aqueles que sofrem de ansiedade precisam ser acalmados, mas eles apenas querem se sentir entendidos
Qualquer pessoa pode experimentar sentimentos de ansiedade ao lidar com situações difíceis ou momentos de estresse, no entanto, na maioria dos casos, tudo passa e é superado sem grandes problemas. Por outro lado, as pessoas ansiosas vivem essa condição constantemente, em um estado contínuo de alarme e mal-estar que dificilmente pode ser entendido por quem as rodeia. Sofrer de ansiedade não é simplesmente sentir-se "nervoso", mas é uma luta interna que se repete todos os dias.
As manifestações de agitação são frequentemente confusas, diminuídas ou ignoradas por completo, porque consideradas substancialmente um exagero de um problema que na realidade não existe. Geralmente, na frente de um indivíduo claramente ansioso, as pessoas reagem dizendo para ele "se acalmar", como se o sujeito em questão tivesse uma escolha e bastasse simplesmente querer.
A pergunta é muito mais complexa do que pensamos, e se o ansioso tivesse controle sobre o que acontece com ele, com certeza ele faria qualquer coisa para parar de se sentir doente, se ser tão vulnerável emocionalmente e inseguro. Além disso, não ser capaz de dominar as próprias emoções faz com que aqueles que sofrem de ansiedade se sintam ainda mais frustrados, anormais e sob o sentimento de culpa por não conseguirem sair.
O que uma pessoa ansiosa realmente precisa é ser entendido, apoiado e saber que aqueles à sua volta, sejam familiares, amigos ou parceiros, estão lá para ouvir sem julgar. Estar ciente de não estar sozinho diante dos demônios internos é de grande conforto e é o primeiro passo para uma possível recuperação.
Entre as coisas mais úteis que você pode fazer para ajudar aqueles que sofrem de ansiedade é descobrir sobre o distúrbio, tentando realmente entender o que é, livrar-se de falsos mitos e preconceitos. Conhecer o problema é uma boa maneira de desenvolver empatia e ser verdadeiramente solidário com aqueles que diariamente tentam superá-lo e fazer com que eles voltem a desfrutar de uma vida pacífica, finalmente, sem angústia e medo.