Este menino foi surpreendido pela mãe enquanto pedia ajuda para a assistente vocal Alexa para fazer as tarefas

por Roberta Freitas

18 Outubro 2019

Este menino foi surpreendido pela mãe enquanto pedia ajuda para a assistente vocal Alexa para fazer as tarefas
Advertisement

Tarefas de matemática? Não, obrigado: a Alexa faz por mim. Não é o slogan de um anúncio que descreve as maravilhas do assistente inteligente vendido pela Amazon, mas a esperteza de um menino escocês de 9 anos que descobriu que podia pedir ajuda para Alexa para fazer as tarefas da escola. 

"Alexa, quanto são oito dividido por quatro?" foram as palavras que Leanne, mãe de Bryce, ouviu do filho no momento em que ela pensava que ele estava fazendo as tarefas de matemática.

A mulher, atordoada, decidiu gravar um vídeo para documentar o que estava acontecendo, e o filme rapidamente chamou a atenção de muitas pessoas nas redes sociais. Um episódio engraçado, mas que também nos faz pensar: vamos ver como foi.

via The Sun

Leanne Gormanley/Facebook

Leanne Gormanley/Facebook

Algumas operações aritméticas a serem executadas, pouca vontade de se esforçar e a presença notória do assistente de voz da Amazon na sala de estar foram todos elementos que fizeram o pequeno Bryce ter uma ideia. Assim, sem pensar duas vezes, a criança começou a perguntar a Alexa os resultados dos cálculos que precisava realizar, e o assistente, de maneira eficiente e educada, não demorou muito para responder.

Quando a criança ficou ciente da presença da mãe que o filmava, ele tentou protestar, mesmo que, apesar das críticas de Leanne, continuasse sendo "ajudado" por Alexa a fazer sua lição de casa, ou melhor, o dispositivo fazia a tarefa por ele. 

A ousadia da criança em continuar afirmando que essa era a melhor maneira de realizar suas tarefas arrancou risadas em pessoas do mundo todo e também na sua mãe e o vídeo acabou sendo compartilhado por milhares de usuários. 

Advertisement
Amazon

Amazon

Após o episódio, Leanne continuou a fazera lição de casa com seu filho, corrigindo e ajudando o menino a se esforçar para encontrar soluções dos problemas. O pequeno Bryce não tem notas decepcionantes na escola, como sua mãe disse: "ele simplesmente não gosta de fazer sua lição de casa e, como um garoto esperto, pensou em encontrar uma "saída" simples usando o assistente virtual".

Um episódio engraçado, sem dúvida, mas que também nos faz refletir sobre o quanto a tecnologia está permeando cada aspecto de nossas vidas diárias. Os chamados dispositivos "inteligentes", talvez, estejam começando a nos fazer esquecer um pouco de quão útil e apropriado é nos aplicarmos a fazer coisas que são úteis em nossas vidas diárias, como a matemática, habilidade que, na vida, é definitivamente de grande importância para todos.

Embora grande parte da tecnologia de hoje seja útil para melhorar muitos aspectos de nossas vidas diárias, é sempre bom lembrar que esta não deve e não pode pode de maneira alguma substituir a nossa inteligência.

Leanne Gormanley/Facebook

Leanne Gormanley/Facebook

Advertisement