Quando a família se mete muito nas decisões dos pais, é melhor impor limites
Para ser pai, você não segue cursos e não recebe licenças: aprende dia após dia com seus filhos. Os desafios dos pais são enfrentados diariamente, com erros e dúvidas. Mas o que acontece quando os membros da família constantemente se intrometem em nossa vida como pais?
Entre conselhos não solicitados e sugestões que mais parecem ordens, acabamos questionando até as nossas certezas. Muitas vezes querendo o bem, ou melhor, acreditando que estão fazendo uma coisa boa, muitos membros da família de origem sentem que têm o direito de dizer algo sobre a criação dos filhos.
Inútil dizer que isso gera muita confusão nos novos pais, que se vêem confrontados com visões que não coincidem com as deles. Tudo isso, obviamente, apenas gera tensões e mau humor na família, talvez colocando em risco a serenidade do casal. Então, vamos ver como definir limites para que isso não aconteça.
via Psychology Today
Antes de tudo, é bom estabelecer juntos quais são os principais valores nos quais basear a criação dos filhos. Dessa maneira, estaremos mais prontos para responder ou fazer com que outras pessoas entendam o que importa para nós como casal e como família.
Feito isso, é inútil tentar entender por que a sogra ou a tia são tão intrusivas. É provavelmente a maneira deles de "ajudar", porque eles realmente acreditam que sua posição é a correta. Ao mesmo tempo, é útil não responder imediatamente e dedicar tempo para processar a coisa da melhor maneira, sem dar um peso excessivo às palavras que nos são ditas.
Certamente, é essencial esclarecer e definir imediatamente os limites a não serem ultrapassados, porque existem maneiras e meios de dizer coisas ou dar conselhos, mas quando se ultrapassa o sinal, é melhor apontá-lo imediatamente. Além disso, são momentos delicados, nos quais os pais costumam estar cansados e têm dificuldade em encontrar seu próprio equilíbrio. Então, vamos tentar relaxar e não levar tudo tão a sério. Às vezes, sempre dentro de certos limites, é melhor fechar um - ou até dois - olhos.