Não são os anos a definirem uma pessoa madura ou não, mas as cicatrizes na sua pele

por Roberta Freitas

23 Outubro 2019

Não são os anos a definirem uma pessoa madura ou não, mas as cicatrizes na sua pele
Advertisement

Ao longo da nossa viagem pela vida, passamos por muitas experiências e, por mais cautelosos que sejamos, não importa o quanto pretendamos nos proteger do mundo, preservar nossa tranquilidade e não ter que enfrentar tudo que nos machuca, isso não nos impede de evitar o inevitável, o sofrimento e a dor, que na verdade são ingredientes da vida. 

via The Huffington Post

Vincent Bozzo/Flickr

Vincent Bozzo/Flickr

Acontece que, seja qual for o nosso caminho, sempre encontraremos eventos que causarão danos às nossas vidas, eles partirão nossos corações, enfrentaremos rupturas, separações, perderemos nossos entes queridos e tudo isso acontecerá mais de uma vez em nossas vidas, ficaremos decepcionados e assim por diante. 

Todas essas experiências nos ensinam a amadurecer e mostram que, sem dúvida, amadurecemos mais com os danos do que com os com anos; de fato, geralmente quando encontramos pessoas que viveram uma vida bastante tranquila, na realidade, todas as suas experiências foram registradas em sua memória e em sua alma, e isso as tornou mais sábias, com menos preconceito, capazes de entender os outros e muito mais compassivas.

Advertisement
Wikimedia

Wikimedia

Separações e perdas nos ensinam desapego, necessidades e falta de carinho nos ensinam humildade, as traições nos ensinam a valorizar o amor verdadeiro, as dores e vicissitudes pelas quais passamos nos deixam com danos que, sem dúvida, nos fazem amadurecer, independentemente de quantos anos temos ou se somos jovens ou não, podemos viver um tempo muito curto e passar uma vida sem realmente ter vivido.

Todo evento da vida tem um começo e um fim, nada é mais eterno do que a própria vida, por isso nunca somos capazes de entender o quão feliz ou infeliz podemos ser, sempre há uma surpresa, um novo dia, um novo amanhecer, um conselho sábio para dar ou receber, um pensamento sensível, cheio de amor e harmonia em relação a alguém que amamos. Nós abraçamos os eventos que acontecem em nossas vidas, mesmo que sejam negativos. Isso significa que estamos crescendo, nos tornando pessoas maduras que não têm mais medo de mudar!

Advertisement