Quando alguém te evita tente ficar longe e você terá benefícios: palavra da psicologia
Às vezes acontece que pessoas que antes pensávamos que eram amigos ou vizinhos ou talvez colegas de trabalho comecem a nos evitar. Eles inventam desculpas para não nos encontrar, não respondem às nossas mensagens e constantemente nos evitam. Bem, seja qual for o motivo, seria melhor ficar longe delas, por sua vez: você só se beneficiará com isso. Obviamente, você nem sempre pode agradar a todos e não é saudável perseguir aqueles que parecem querer ficar sem a nossa presença.
via Psychology Today
Quando éramos crianças, nos preocupávamos, queríamos ter muitos amigos, sempre gostávamos de todo mundo, queríamos ser o companheiro que todos convidavam para as festas. Com o tempo e o crescimento, aprendemos uma grande verdade: não podemos agradar a todos. Mas, às vezes, ainda lutamos para admitir isso. Talvez a pessoa não goste de algo de nós ou da nossa personalidade, talvez não goste da nossa maneira de fazer as coisas ou, mais simplesmente, se são colegas, talvez tenham medo de algo no trabalho.
Qualquer que seja a motivação que eles têm, se estão nos evitando, é melhor se afastar. É claro que, se são pessoas de quem gostamos especialmente, naturalmente devemos perguntar as motivações, se houver alguma, e talvez tentaremos descobrir mais se quisermos acreditar nesse relacionamento novamente.
Mas lembre-se que alguém que sempre nos evita e só se aproxima se precisar de algo, é definitivamente alguém que realmente não se importa conosco: ela apenas tenta explorar nossas habilidades ou conhecimentos. Melhor ficar longe dela sem perguntar muito sobre os motivos.
Fazer um exame de consciência é sempre importante para os dois lados; portanto, devemos nos perguntar se as nossas atitudes e comportamentos podem ter levado a um afastamento de alguma forma. Mas é inútil se enfurecer e tentar entender a todo custo: deixamos espaço para quem o está criando, deixamos que aqueles que não querem ficar conosco vão embora.
Os laços não podem e não devem ser unilaterais; se alguém nos enviar mensagens tão óbvias, é melhor dedicar nosso tempo e nossa energia àqueles que realmente se importam conosco.