Neste restaurante todos os funcionários são ex moradores de rua em busca de uma nova vida
Não é apenas um restaurante na Rua São José 54, em Lisboa, no coração da capital de Portugal. O restaurante que se chama "É Um Restaurante" é o primeiro no país ibérico a ser gerenciado completamente por (ex) moradores de rua. Uma bela iniciativa de inclusão e esperança que nasceu através da associação CRESCER para ajudar aqueles que, com muita frequência, são definidos como "os últimos da sociedade".
via Observador
A ideia nasceu em 2016, graças também à participação e ao apoio do conhecido chef português Nuno Bergonse, que participou diretamente da seleção de garçons sem teto, descobrindo como todos têm uma história que traz consigo uma complexidade e sempre diferentes umas das outras: "A verdade é que conversei com pessoas que nunca tocaram um cigarro, nunca consumiram nenhuma drogas e foram às ruas por razões completamente diferentes: depressões, separações ou divórcios que levaram à rejeição da família... Tem de tudo".
A psicóloga Alexandra Evaristo, também membro essencial da associação de caridade Crescer, também os incentiva a mudar ou melhorar suas vidas e acreditar em si mesmos.
A cozinha não só é excelente como também não deixa nada a invejar para aquelas de tantos restaurantes estrelados de fama internacional. Fazer uma visita ao restaurante solidário de Crescer é muito importante, principalmente por seu alto valor social, pelo sentido de comunidade que cria e para o papel benéfico para aqueles que agora, como garçons de restaurantes, não sentem mais que são os "últimos da sociedade".