John e Edith: eles sobreviveram ao Holocausto e em 2019 festejaram 73 anos de casamento
Durante um dos piores períodos da história já conhecidos, John Mackay, de 23 anos, e Edith Steiner, 20, se conheceram por acaso, mas o destino queria que dessa tragédia nascesse um amor mais forte do que o ódio. Sim, porque John salvou Edith de um fim trágico no campo de concentração de Auschwitz em 1944; desde então eles não se separaram mais. A história deles é emocionante e testemunha de um amor mútuo que ultrapassou todas as barreiras.
via Deadline News
Durante a Segunda Guerra Mundial, John Mackay escapou de uma prisão italiana na Líbia e depois se juntou ao comando das forças armadas escocesas, entre os responsáveis pela libertação do campo de concentração localizado na Polônia; entre os prisioneiros do campo estava também a húngara Edith Steiner, que tinha perdido tragicamente 39 membros de sua família durante o Holocausto; em 1944, apenas ela e a mãe haviam sobrevivido.
Após a libertação de Auschwitz, John tirou Edith para dançar para celebrar o momento histórico; obviamente, a mulher aceitou, e o resto é, como se costuma dizer, história.
Os dois se casaram em 17 de julho de 1946 e foram morar na Escócia, inicialmente na aldeia de Pitlochry, onde administravam um pequeno hotel, e finalmente em Dundee, onde se estabeleceram e formaram uma família, dando à luz a Peter e Sharon.
Em 2017, John e Edith comemoraram o aniversário de casamento fazendo uma "turnê" pelas principais revistas internacionais: eles estavam juntos há 71 anos, um tempo longo, testemunha de um puro amor nascido de uma tragédia, mas que terminou em profunda ternura.
Infelizmente em 2019, duas semanas antes do 73º aniversário de casamento, Edith faleceu aos 92 anos, mas John ficou ao seu lado o tempo todo, demonstrando o amor duradouro que sempre sentiu por ela...
A história de John e Edith é o sinal claro de que o amor verdadeiro, aquele que dura a vida inteira, realmente existe e também mostra que, apesar do fato de que durante toda a vida se pode mos passar por tragédias profundas, se a pessoa certa chegar... tudo é possível! Uma grande história de esperança e confiança no grande coração dos seres humanos, apesar de tudo.