Não perca o seu tempo tentando mudar um narcisista porque ele nunca reconhecerá seus erros

por Roberta Freitas

07 Outubro 2019

Não perca o seu tempo tentando mudar um narcisista porque ele nunca reconhecerá seus erros
Advertisement

Os narcisistas conseguem conceber apenas uma visão do mundo: a sua. Esses indivíduos se movem pelo mundo sem empatia e não têm a capacidade de ver ou admitir seus erros. Frequentemente e de bom grado eles agem de maneira errada e inadequada, causando danos às pessoas ao seu redor, mas nem sequer percebem esses danos que causam. A melhor coisa é mantê-los bem longe da gente. Tentar mudá-los é uma perda de tempo e energia: vamos ver o porquê.

via NBC News

Peakpx

Peakpx

Ser amigo ou parceiro de uma pessoa narcisista significa suportar contínuas carências, faltas, manifestações de descuido e atitudes manipuladoras, conscientes ou involuntárias. Aqueles que se comportam dessa maneira são simplesmente incapazes de perceber que seu modo de ser é "tóxico" para os outros. Não há espaço para outra interpretação das coisas, para outro modo de pensar: existe apenas um egocentrismo sem limites.

Cedo ou tarde, devemos encontrar a coragem de enfrentar a situação, cortar as pontes, libertar-nos dessa presença incômoda e destrutiva, enfrentando todos os inconvenientes que acompanham o desapego. Os narcisistas, de fato, não conseguem perceber o motivo do fim de uma amizade ou relacionamento, porque, na opinião deles, não fizeram nada errado. Uma das reações mais comuns é colocar toda a culpa no outro, assumindo o papel de vítima, daqueles que são abandonados sem uma razão plausível.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

E ai de quem se deixar levar por essas armadilhas psicológicas, talvez com a convicção de que com um pouco de trabalho conseguirá obter uma mudança. Os narcisistas sempre permanecem iguais, e tentar transformá-los em algo diferente significa desperdiçar apenas seus próprios recursos psicofísicos, colocando em risco a saúde e a sua serenidade.

A mudança é um processo complexo de introspecção. Ela deve começar de dentro, deve nascer de uma convicção madura e profunda, não de um movimento externo e superficial. Uma vez deixados sozinhos, talvez esses indivíduos comecem a refletir sobre suas ações, questionando-se e dando início a uma mudança. Enquanto espera que isso aconteça, a única coisa a fazer para se proteger é distanciar-se, continuando a viver e se concentrando na própria felicidade.

Unsplash

Unsplash

Advertisement