Formigamento e dormência nos membros: o que podem indicar e quando é bom não subestimá-los
Às vezes, pode acontecer quando acordamos, mas também durante o dia, de sentirmos formigamentos ou dormência nos membros, mas também em outras áreas do corpo. Na maioria dos casos, são problemas triviais de circulação ou manutenção prolongada de uma posição específica.
No entanto, quando esses sintomas ocorrem com muita frequência ou não desaparecem após algumas horas, é melhor não negligenciá-los e aprofundar a situação. Vamos ver os motivos pelos quais isso ocorre, tendo em mente que as informações relatadas neste artigo são informativas e não substituem a opinião de um médico, e que, para qualquer dúvida, é sempre melhor consultar um especialista.
via Healthline
A insensibilidade temporária ou prolongada de uma área do corpo geralmente é causada pelo suprimento sanguíneo insuficiente para a área afetada ou pela compressão/disfunção das terminações nervosas localizadas. Na origem dessa condição, podem estar distúrbios insignificantes ou patologias muito sérias; portanto, é melhor nunca ignorar esses sintomas, pois eles podem ser sinais de alarme de problemas importantes.
Diabetes, hipotireoidismo, artrite reumatóide também podem dar dormência nos membros, pele ou áreas da face. Isso ocorre devido a danos nos nervos, inchaço dos tecidos e degeneração dos mesmos, danos causados por essas doenças. Uma pessoa em cada 500 também pode ser afetada por uma condição específica conhecida como "síndrome da costela cervical", que causa um estímulo extra a partir da sétima vértebra cervical, que comprime os vasos sanguíneos, dando a sensação de mãos adormecidas.
A dormência também pode ser gerada por patologias como osteocondrose cervical, síndrome do túnel do carpo, neuralgia do plexo branquial ou trombose venosa. Quando a condição de dormência e formigamento afeta repentinamente e também afeta o rosto, pode ser um ataque isquêmico (derrame).
Em situações em que a dormência é leve e é causada por uma compressão nervosa trivial ou falha circulatória, pode-se tentar melhorar as coisas adotando algumas estratégias. A primeira coisa a fazer é trocar o tipo de sapato; depois, você pode mudar sua postura e fazer alguns movimentos muito úteis.
- No caso da ciática, pode ser útil ficar deitado no chão, de lado, aproximando os joelhos do peito e esticando-os;
- no caso do túnel do carpo, aperte um clipe ou use uma bola de borracha que não seja muito dura entre o polegar e o indicador;
- em caso de rigidez cervical, pode aliviar o desconforto se deitar no chão com as pernas cruzadas, inclinar a cabeça para a direita e para a esquerda, mantendo a posição por alguns segundos.
Como já mencionado, antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo do tipo motor, é sempre aconselhável consultar o seu médico, expondo o problema e todas as suas manifestações.
- https://www.webmd.com/brain/tingling-in-hands-and-feet
- https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases--conditions/carpal-tunnel-syndrome/
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cervical-spondylosis/symptoms-causes/
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/7619.php
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3298198/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2829520/