Este menino autista é acalmado pelo seu cachorro durante um ataque de ansiedade
Animais de estimação são, para muitas pessoas, companheiros de vida indispensáveis. Não se trata apenas da relação de amizade criada entre o proprietário e seu animal, mas algo mais: desde sempre, muitos cães são empregados na chamada terapia com animais de estimação para tentar oferecer algum alívio a todas as pessoas que sofrem por causa de alguma deficiência. Um cão pode ser um guia para seu dono, ele pode ser capaz de acalmá-lo em um momento de estresse ou crise severa, permitindo que viva uma vida um pouco mais normal.
via Imgur
Marley é um desses cães: um labrador branco e muito doce, treinado por um longo tempo para enfrentar certas situações com seu dono. Nesse caso, o dono de Marley é uma criança com autismo que frequentemente sofre ataques que o impedem de continuar a desempenhar suas funções normalmente. E é nesses casos que o confiável Marley intervém para acalmá-lo.
No vídeo compartilhado nas redes sociais pela mãe da criança, o pequeno Marley é visto se aproximando de seu dono, lambendo e abraçando-o, bem no meio de um desses ataques. Ele literalmente o abraça, até que ambos caem no chão e a criança se acalma.
O dono de Marley comentou no vídeo escrevendo: "Este é o meu cachorro agindo no meio de um ataque (que pode ser devido a uma ansiedade severa). Quando isso acontece, eu geralmente começo a chorar, me bato e respiro rapidamente. Marley é treinado para pular em cima de mim para tentar me fazer abaixar os braços, ele não para de fazê-lo até que eu o abrace. No vídeo, vemos que ele tenta colocar as patas entre meus braços e meu corpo, de modo a removê-los do meu rosto, para me impedir que me machuque. Ele é meu herói."
Às vezes, talvez, subestimamos a importância que a presença de um animal pode significar para alguém ou mesmo para nossos filhos. Um cão será seu melhor amigo, seu ponto de referência e sua terapia ao mesmo tempo.