Um padre coloca 70 litros de água benta no avião para combater os maus costumes da cidade
Nós sabemos muito bem: a tarefa de um padre na comunidade em que vive e trabalha não é apenas celebrar liturgias religiosas, funções e momentos de oração. Os padres geralmente assumem o papel de observadores e conselheiros das pessoas que representam.
E não é incomum que eles lidem diariamente com pessoas e episódios que vão muito além da decência ou sobriedade. Vícios e decadência moral, para esses religiosos, representam inimigos contra os quais lutam diariamente. Para alguns, realizar uma batalha dessas é uma missão real.
Entre eles, certamente está o padre ortodoxo sobre o qual estamos prestes a falar. Seu desejo de "moralizar" e banir os maus hábitos da cidade russa em que ele vive e exercita a função de padre foi tão grande que o levou a fazer um gesto verdadeiramente incomum. Vamos ver o que ele fez.
via The Moscow Times
Armado - por assim dizer - com mais de 70 litros de água benta, o padre Alexander Goryachev foi ao aeródromo de Zmeyevo, embarcou em um pequeno avião turístico e sobrevoou a cidade de Tver, no centro da Rússia, a cerca de 180 km da capital Moscou.
Uma vez lá em cima, pela porta aberta do avião e amarrado a uma tipóia para evitar que caísse, ele começou a derramar o líquido sagrado nas cabeças dos habitantes usando um cálice especial e tentando não deixar a água voltar a bordo.
O vôo de padres locais sobre os céus de Tver ocorre todos os anos desde 2006, mas a peculiaridade do último episódio do gênero era precisamente a de adicionar água benta para abençoar do céu. E o padre Goryachev disse que estava convencido da eficácia desse "tratamento sagrado".
Para aqueles que encararam com ironia ou sorrisos o que ele estava fazendo, entrevistado, o padre disse que não há nada para rir. Seu voo tinha sido promovido para combater o alcoolismo e a fornicação ocasional, promovendo a sobriedade. De acordo com o que ele disse, então, a cidade estava cheia de pessoas que, vendo a aeronave passando por cima de suas cabeças, juraram renunciar para sempre às bebidas alcoólicas.
Em resumo: medidas especiais para uma batalha igualmente especial e prioritária. Apesar do que o padre declarou, este episódio russo singular continua a suscitar hilaridade em muitas pessoas, e não é difícil entender o porquê. Mas o padre Goryachev está mais determinado do que nunca. Quem sabe se, além dos alvos "sagrados", esses 70 litros de água, da próxima vez, não possam ser usados para propósitos e auxílios mais concretos, para aqueles que precisam de ajuda para sobreviver...