Encontrei o segredo da felicidade: ficar longe dos idiotas
Não vamos esconder, o mundo está cheio de pessoas de quem não gostamos. Na escola, no trabalho, conhecidos e até pessoas da família: praticamente todas as áreas da nossa vida são preenchidas por pessoas que agem com malícia ou, mais simplesmente, estupidez. E elas sempre conseguem, de alguma forma, acabar com a nossa paciência ou criar decepções.
Não se trata de nos sentirmos superiores ou de estarmos convencidos de que temos a melhor abordagem possível com todos, mas percebemos que existem muitos comportamentos daqueles que nos rodeiam que podem ser realmente prejudiciais à nossa paz de espírito. Então, como podemos recuperar a felicidade perdida por culpa daqueles que têm um caráter insuportável?
via Psychology Today
Primeiro de tudo, tente ficar longe de idiotas e pessoas tóxicas em geral. Pode parecer trivial, mas não é, porque muitas vezes essas pessoas não são facilmente identificáveis. De fato, a princípio elas podem parecer amigáveis, fascinantes, confiáveis. Mas tenha cuidado: um aspecto negativo sempre pode estar à espreita.
Se virmos as pessoas em questão se envolverem em comportamentos agressivos ou fofocas com os outros, é bom ter em mente que, mais cedo ou mais tarde, elas poderião fazer o mesmo conosco. Portanto, temos que aprender a reconhecê-los.
Infelizmente, uma vez que tomamos consciência de que estamos na frente de um idiota - ou em qualquer caso uma pessoa tóxica - nem sempre é possível evitá-lo. É verdade: a melhor "arma" pode ser a indiferença, mas isso nem sempre é possível, por exemplo, se tivermos que lidar com ele diariamente no local de trabalho.
Portanto, é bom preparar e construir as defesas apropriadas para enfrentar todas as situações. O objetivo final é aquele de tirar das pessoas que minam sua felicidade e tranquilidade todo o "combustível" para continuar fazendo isso. Somente então seremos capazes de reduzir seu impacto em nossas vidas.
Se realmente não podemos nos afastar deles, temos que parar de nos preocupar com o que eles dizem e o que fazem. Claro, pode não ser fácil, mas é a única maneira de nos salvar. E mesmo que às vezes tenhamos vontade de enfrentá-los, temos que lembrar que isso pode ser um desperdício de esforço. Com pessoas que continuam se comportando de uma certa maneira, é raro ser capaz de pressioná-las a mudar ou simplesmente admitir um erro.
Resumindo: tentar raciocinar e mudar um idiota pode ser útil e, às vezes, pode funcionar, mas não é muito provável. Enquanto isso, mantendo essas linhas em mente, podemos começar a melhorar muito nossa convivência com elas...