Nesta cidadezinha é garantido um salário mínimo para os moradores de rua que recolhem o lixo
O problema da habitação é algo recorrente em todos os países. Em todo o mundo, milhões de moradores de rua são forçados a viver em condições desumanas sob os olhos indiferentes de governos e cidadãos. Por isso, a cidade de Little Rock, no Arkansas (EUA), está tentando resolver uma parte do problema, garantindo um salário mínimo aos sem-teto que se envolverão no trabalho socialmente útil da coleta de lixo. O sistema foi projetado no início de 2019 e passou por um período de teste de seis meses para determinar sua eficácia.
via Dailymail
O prefeito de Little Rock, Frank Scott Jr, ficou tão impressionado com os resultados alcançados em tão pouco tempo que já propôs a extensão do programa por mais um ano. O pastor Paul Atkins, que dirige a iniciativa através da Canvas Community Church, disse: "Estamos muito animados com o que está acontecendo e com os resultados obtidos. Esperamos poder manter este ritmo".
Cerca de 380 pessoas que vivem em condições difíceis já aderiram ao programa, trabalhando em equipes de oito pessoas. O salário mínimo garantido para eles é de US$ 9,25 por hora. Os trabalhadores já contribuíram, graças às 1.832 horas de trabalho, a encher mais de 2.000 sacos de lixo.
Felecia Cooks, líder da comunidade local, disse: "Eu sabia. Nunca tive dúvidas. Nunca tive dúvidas porque conhecia nosso potencial e sabia que chegaríamos a esse ponto. Só tenho lágrimas de alegria por esse projeto".