Saber bastar a si mesmo não significa ser sozinho: é uma forma de coragem que ajuda a se amar por toda a vida

por Roberta Freitas

04 Outubro 2019

Saber bastar a si mesmo não significa ser sozinho: é uma forma de coragem que ajuda a se amar por toda a vida
Advertisement

É uma das "frases" mais comuns, mas isso não significa que também não seja verdade, ou seja: estar confortável consigo mesmo é a chave para uma vida plena e tranquila. Sentir-se à vontade mesmo sozinho, sem necessariamente ter o apoio, o conforto ou a companhia de familiares, parceiros ou amigos, significa ser completamente independente. Em vez de solidão, deve-se falar em liberdade, completa e rara - que só pode ser conquistada com coragem e respeito próprio.

via Psychology Today

Unsplash

Unsplash

Na vida, você pode conhecer tantas pessoas, conectar-se com elas em relações de amizade ou amor, a ponto de se tornarem recursos que tornam a existência ainda mais rica e digna de ser vivida. Os mesmos laços, porém, às vezes correm o risco de se tornarem dependências, muletas sem as quais não podemos mais andar com nossas próprias pernas. A força de um indivíduo é não precisar confiar em ninguém para construir sua própria felicidade. Isso não significa que devemos seguir o caminho sem nunca nos conectar com outros seres humanos, mas simplesmente que o equilíbrio interno não deve ser medido pela presença ou ausência dessas pessoas.

Estar bem sozinho significa ser seu melhor amigo, se amar e se respeitar mais do que qualquer outra pessoa no mundo. Pode-se apreciar o silêncio e o fluxo livre de seus pensamentos, adorar os momentos em que o "eu" é percebido como tão forte que quase se materializa. Ser autossuficiente significa não procurar desesperadamente alguém que preencha um vazio, que compartilhe um fardo, que o acompanhe em seu caminho. Quando você percebe o que um presente é saber proceder por conta própria, a tristeza passa, o impossível se torna mais ao seu alcance e você sempre se sente em primeiro lugar.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

É claro que é bom e útil ter quem possa ajudar em situações de necessidade, mas a presença dessas pessoas deve ser um valor agregado, não uma desculpa para se render sem lutar. Você se acostuma a pedir ajuda, pedir tempo, espaço, pedir amor.

Se você é incerto e não resolve, você tentará continuamente dar sentido à sua existência adicionando outra, mas nada será suficiente para dar todas as respostas, para dar paz. Se você é confiante e pacífico em sua vida interior, não precisa de mais nada e de mais ninguém. Tudo o que vem à vida sempre será um presente que você é livre para aceitar ou recusar.

Advertisement