Esta mulher construiu 300 casas com materiais recicláveis para pessoas com dificuldades econômicas
Não é impossível combinar as questões ambientais e a solidariedade para com aqueles que mais precisam de ajuda econômica; Ingrid Vaca Diez, advogada boliviana que construiu mais de 300 casas exclusivamente com materiais reciclados para as pessoas mais necessitadas, pode confirmar isso. O projeto, já muito bem-sucedido e tem o nome de "Casas de Botellas" e respeita o meio ambiente usando apenas materiais ecológicos e não poluentes.
via BBC Mundo
Ingrid diz que a primeira casa reciclável foi construída em 2000, uma casa de 170 metros quadrados feita com cerca de 36.000 garrafas plásticas de 2 litros. Hoje, no entanto, são necessários apenas 20 dias para construir uma casa "reciclada", graças aos voluntários que compõem a equipe das Casas de Botellas.
Os voluntários são todos de países vizinhos da América do Sul: não apenas da Bolívia, mas também da Argentina, Panamá, México, Uruguai e Brasil. Não só garrafas de plástico são usadas para criar casas para os mais necessitados, mas também vidro, areia, cimento e resíduos orgânicos, que sempre respeitam o meio ambiente.
O plástico leva cerca de 150 anos para se degradar e é um dos materiais mais poluentes do nosso planeta, e iniciativas como as de Ingrid não só estendem uma mão para aqueles que precisam, mas ajudam também a resolver problemas relacionados à poluição ambiental, tentando combatê-la para tornar nossa Terra um lugar melhor.
Parabéns Ingrid!