Um pai com síndrome de Down é como todos os outros: a história deste rapaz nos demonstra

por Roberta Freitas

09 Setembro 2019

Um pai com síndrome de Down é como todos os outros: a história deste rapaz nos demonstra
Advertisement

Apesar dos tempos terem mudado e de tentarmos comunicar a diversidade como uma riqueza e não como um limite ou uma desvantagem, existem contextos que ainda levantam diversas dúvidas.

Um deles é a síndrome de Down. É uma condição que causa choque, requer aceitação e adaptação a quem dá à luz um indivíduo com essa predisposição genética. Imagine o que significa nascer de um pai que tem precisamente a "trissomia 21".

Sader Issa/Facebook

Sader Issa/Facebook

É o caso de Sader Issa, um garoto sírio de 21 anos de idade com um pai com síndrome de Down. O jovem contou o que significava crescer em uma família "especial", embora fosse melhor dizer de dois pais extraordinários...

Advertisement
Sader Issa/Facebook

Sader Issa/Facebook

Seu pai Jad, o criou como muitas outras crianças: sereno, feliz, apoiado, o ajudou tanto econômica quanto emocionalmente e deu a ele todo o carinho que podia. Hoje Sader estuda para se tornar um dentista, e seu pai não esconde seu orgulho por ter criado um garoto tão esperto, apesar de todas as dificuldades.

SSSD Comunication and Media Team/ YouTube

SSSD Comunication and Media Team/ YouTube

As circunstâncias particulares sugeririam uma existência feita de esforço, sacrifício e inconveniência. No entanto, Sader fala de sua infância e adolescência com absoluta serenidade, descrevendo uma família cheia de alegria, amor e apoio mútuo.

Da mesma forma, Sader se orgulha de ter um pai capaz de apoiá-lo a cada momento de sua vida, ajudando a se tornar o homem que ele é agora. Jad é um homem simples, trabalha em um moinho perto de sua casa, é muito apreciado e respeitado por toda a comunidade.

A história de Sader definitivamente nos faz refletir sobre o que realmente é deficiência e sobre o significado do conceito de "normalidade". Se a avó do garoto tivesse decidido não dar à luz a Jad, agora ele não estaria aqui para viver sua vida, para ser um pai cheio de alegria, que fala a todos de seu filho "médico". Isso atesta que o amor  é basicamente a única coisa que realmente move o mundo.

Advertisement