A lenda de Clizia e Apolo, um mito grego que fará você amar ainda mais os girassóis
O girassol é uma das flores mais amadas e celebradas da história da humanidade; tornou-se famosa e reproduzível em todo o mundo graças às pinturas de Vincent Van Gogh. Essa flor deriva seu nome das palavras gregas "helios", que significa Sol, e "anthos", que significa flor nesta língua antiga. A característica geral desta planta é de fato fazer "seguir" o Sol com sua folhagem amarelada icônica formada pela inflorescência de cerca de 90 pétalas posicionadas em espiral.
Kroller-Mueller Museum/Wikimedia
Sobre o girassol, hoje queremos falar sobre uma lenda grega dedicada a ele que fará você não apenas refletir, mas que fará você amar ainda mais esta extraordinária flor amarela:
"Clizia era uma linda ninfa apaixonada por Apolo, o deus do Sol, e todos os dias ela olhava para o céu para ver a carruagem de fogo passar, abrindo e fechando a luz do dia. Apolo, lisonjeado por tanto sentimento em relação a ele, a seduz e a deixa. Clizia estava desesperada e, pelos 9 dias seguintes depois de sua partida, chorou sem parar, ainda olhando para cima em busca da carruagem do Sol.
Dizem que, com o passar dos dias, Cliza ficou tão rígida em sua posição que lentamente se transformou em uma haste fina, com os pés presos no chão e seu cabelo foi ficando completamente amarelo. Clizia virou um girassol, com o olhar sempre fixo naquele carro que no passado trouxe a ela um amor sofrido."
Uma lenda maravilhosa da Grécia antiga que ainda nos ensina o que significa ter a chamada "doença do amor".