Os primeiros 3 anos da vida de uma criança serão a base do adulto que será: são as palavras de um terapeuta
Sabemos muito bem que a infância é sagrada, porque é a partir dela que são lançadas as bases para a formação da personalidade do indivíduo. Mas talvez nem todos saibam que a base para a construção do futuro adulto está contida nos três primeiros anos de vida da criança.
Em particular, o que acontece nos primeiros 3 anos de vida deixará uma marca indelével na criança devido ao desenvolvimento do cérebro, mas também ao desenvolvimento psicoafetivo. A terapeuta, escritora e professora brasileira Evânia Reichert aprofundou o tema passo a passo em seu livro intitulado "Infância, a idade sagrada", uma análise interessante sobre o crescimento das crianças. Vamos dar uma olhada no que ela diz.
Todos concordaram com a santidade da infância. Mesmo que os pais muitas vezes estejam em dificuldade e se sintam confusos com todas as teorias sobre o que fazer e o que não fazer e como fazer, o que é certo, segundo Reichert, é que não devemos seguir univocamente uma teoria ou uma pessoa ou um livro: é necessário seguir a intuição e administrar a criança passo a passo, seguindo sua idade evolutiva.
Os adultos esquecem muito facilmente o que significa ser criança e prestam pouca atenção às coisas que podem ser importantes para elas. Em vez disso, deveríamos ouvir ativamente os pequenos, não apenas com os olhos de pais preocupados, mas também com os dos filhos que já fomos.
Para isso, como aponta a médica, a criança deve ser guiada no "bosque do limite", um lugar imaginário em que a criança pode entrar acompanhada pelos pais quando estiver pronta. Até mesmo para a escola e para os professores, a terapeuta atribui um papel decisivo na formação do caráter e da personalidade dos futuros adultos.
Devem trabalhar juntos e com o mesmo objetivo: apoiar as crianças no seu crescimento. E, se é verdade que toda criança é diferente e tem uma experiência e um mundo próprio, é verdade também que o que une tudo é a necessidade de proteção e segurança que encontra seu lugar na família, principalmente nos primeiros 3 anos de vida. Evidentemente, após essa idade, a vida não flui sem problemas, mas cada estágio tem suas peculiaridades, e é fundamental ter isso em mente.