Veja como usar o bicarbonato para eliminar 96% dos pesticidas das cascas das frutas

por Roberta Freitas

30 Agosto 2019

Veja como usar o bicarbonato para eliminar 96% dos pesticidas das cascas das frutas
Advertisement

Consumir grandes porções de frutas e vegetais regularmente todos os dias é parte integrante da nutrição adequada. No entanto, juntamente com os nutrientes, há o risco de também consumir as toxinas dos produtos químicos usados na agricultura.

Uma solução seria eliminar a casca, mas isso é como dizer adeus a todas as substâncias benéficas contidas nela. Lavar com água é útil, mas não é suficiente; portanto, a resposta pode estar no bicarbonato de sódio.

Pixabay

Pixabay

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, o remédio para se proteger dos agrotóxicos é o bicarbonato de sódio comum, usado como produto de limpeza antes do consumo. A partir dos testes realizados, foi encontrada uma redução de cerca de 96% dos pesticidas presentes nos alimentos, em particular nas maçãs, entre as frutas com maior tendência a acumular substâncias nocivas na superfície externa.

Advertisement
Pxhere

Pxhere

Na prática, basta mergulhá-las por 10 a 15 minutos em uma mistura feita de água e bicarbonato, para obter uma limpeza profunda e uma excelente higienização do produto. O sistema provou ser particularmente eficaz na limpeza das frutas dos resíduos presentes nas camadas externas, mas não é tão útil para a porcentagem de pesticidas que podem ter penetrado na fruta.

Ruby DW/Flickr

Ruby DW/Flickr

Como mencionado, é exatamente nessa porção da fruta que estão a maioria das vitaminas, fibras e sais minerais úteis para a saúde humana. Esses nutrientes são necessários para o bem-estar geral mas, de qualquer forma, existe uma pequena possibilidade de absorver parte dos agentes químicos que conseguiram criar raízes nas camadas mais profundas.

De qualquer forma, a lavagem com bicarbonato é um método eficiente, econômico e ecossustentável para garantir uma boa limpeza e aumentar a saúde dos alimentos. Afinal, é preciso muito pouco para comer frutas de uma maneira totalmente segura!

Advertisement