Pedir desculpas para as crianças é o melhor exemplo que podemos dar

por Roberta Freitas

04 Outubro 2019

Pedir desculpas para as crianças é o melhor exemplo que podemos dar
Advertisement

Muitos pais, com razão, se preocupam em ensinar seus filhos a pedirem desculpas por um comportamento errado. Desculpar-se é importante porque significa entender os próprios erros e ter empatia com aqueles que o rodeiam; todas as coisas fundamentais para uma vida social.

Mas estamos certos de que todos os pais estão cientes de quão importante seja aprender a pedir desculpas aos próprios filhos?

via Researchgate

Unsplash

Unsplash

Não fazemos nada além de reiterar às crianças como devem se comportar, deixando de fora um detalhe fundamental: as crianças nos observam e imitam nossa maneira de fazer as coisas. De fato, ao invés de falar, é importante agir como um exemplo para eles.

Se queremos que nossos filhos aprendam a importância de pedir desculpas, por que não aprendemos também a pedir desculpas a eles? Os adultos exigem algo que eles não fazem. Às vezes, ainda estamos ligados à idéia de uma figura paternal exagerada, quase intocável, que dirige as crianças de cima e com uma certa quantidade de desapego.

Essa atitude é arriscada e parece dizer às crianças que aqueles que se encontram em posições de autoridade não são obrigados a pedirem desculpas ou que podem ferir seus entes queridos sem se questionar. Muitas vezes ignoramos que somos tudo, o exemplo absoluto que se seguirá na formação de sua própria personalidade.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Pedir desculpas a uma criança significa mostrar a ele que todos nós podemos cometer erros, mesmo com boa fé, mas que o importante é pedir desculpas não apenas pela pessoa que machucamos, mas também por nós mesmos. Um pai ou mãe que sabe pedir desculpas a um filho, se ele talvez não cumpriu uma promessa feita, se ele esqueceu algo ou se o machucou sem querer, está ensinando muito mais coisas do que um pai que se limita à teoria.

Talvez sejamos levados a considerar "sem sentido" as razões pelas quais a criança está chateada, mas se ela sofre, é sempre importante pedir desculpas. Isso deve ser feito imediatamente para não prolongar sua frustração, explicando exatamente o que aconteceu e as razões pelas quais agimos dessa maneira.

As crianças são observadoras atentas que nos estudam, mesmo quando não percebemos: vamos lembrar de dar um bomexemplo. Desculpar-se não é tão difícil... E também é de graça.

Fonte:

https://www.researchgate.net/publication/49648787

Advertisement