O atleta dá a sua medalha para sua mãe para agradecê-la: "Meu pai me abandonou, ela NÃO"
O amor que sentimos por uma mãe é verdadeiramente um sentimento incomparável - aquela que nos criou e colocou todos os seus esforços para nos tornar pessoas melhores. José Alejandro Barrondo é um jovem que realmente deve muito à sua mãe: na ausência de uma figura paterna de verdade, ele admite que não teria conseguido chegar tão longe sem a ajuda constante de sua mãe. José teve vários sucessos durante sua participação nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e quis homenagear sua mãe com um gesto de admiração e respeito.
via Marca
José Barrondo vem de uma família muito pobre e, durante a sua vida, não teve grandes possibilidades econômicas. Seu pai saiu de casa quando José tinha 8 anos de idade, deixando a família em um estado de extrema angústia. No entanto, a mãe de José nunca desistiu e criou seu filho com suas próprias forças. Arregaçando as mangas e dando todo o amor que só uma mãe pode dar, ela conseguiu criar uma criança forte e determinada, que chegou ao terceiro lugar na competição de atletismo de 20 km.
Durante a cerimônia de premiação, o jovem quis homenagear sua mãe dando-lhe sua medalha.
Seu país ganhou um total de 19 medalhas: 2 de ouro, 9 de prata e 8 de bronze.
Toda a cidade mostrou uma onda de orgulho para a vitória do jovem José, tanto que mudaram o nome do bairro de Santa Ana para José Barrondo.