Todas as crianças deveriam passar tempo com seus avós, figuras fundamentais para o seu crescimento saudável

por Roberta Freitas

03 Setembro 2019

Todas as crianças deveriam passar tempo com seus avós, figuras fundamentais para o seu crescimento saudável
Advertisement

Atualmente, começamos a ter filhos um pouco mais velhos e, consequentemente, se e quando nos tornamos pais e mães, já estamos maduros e nossos pais nem sempre estão presentes.

Assim, muitas vezes as crianças não têm a oportunidade de conhecer seus respectivos avós, perdendo um verdadeiro tesouro em termos de troca emocional, experiências e crescimento. Os avós são um recurso fundamental para o desenvolvimento das crianças: entenda o porquê. 

Maxpixel

Maxpixel

Antes de tudo, para os pequenos, depois dos pais, é claro, não existe mais ninguém na terra que os ame tanto quanto os avós. São repositórios de sabedoria e valores essenciais, elementos essenciais para o indivíduo crescer de maneira saudável e equilibrada.

Quando alguém tem a sorte de ainda ter os avós, é necessário desfrutar ao máximo o tempo passado com eles, exatamente porque esse tempo é mais limitado e precioso. É melhor aproveitar todas as oportunidades para visitá-los, passar momentos importantes com eles, festas, aniversários ou o que for.

Os avós são o verdadeiro elo com o passado, com as raízes, com suas origens e, em geral, você não chega a lugar nenhum sem saber de onde vem. É maravilhoso que as crianças aprendam sobre aspectos, histórias e memórias de sua própria família, para que cresçam com um forte senso de consciência e orgulho.

Os avós podem contar aos netos alguns fatos de quando seus pais eram pequenos, fazendo com que se sintam mais próximos, mais humanos e estimulando um senso de identificação. Tudo isso constitui uma fonte de energia emocional de grande importância, pois ajuda a entender melhor a realidade e a consolidar a personalidade.

Advertisement
Karl Ericson/Flickr

Karl Ericson/Flickr

A disciplina necessária imposta pelos pais pode finalmente ser suavizada e pela compreensão amorosa dos avós, nos quais as crianças sempre terão um refúgio seguro quando precisarem, sem necessariamente ter que ir para longe. Ninguém melhor do que os avós pode desempenhar um papel de mediador, mitigando disputas e raiva nas fases de crescimento nas quais eles se rebelam contra a autoridade da mãe e do pai.

Essa função é realmente crucial para as crianças, porque, graças aos avós, elas podem entender lições e pontos de vista diferentes. Embora sejam idosos, eles têm a capacidade de se comunicar com as novas gerações melhor do que seus pais, porque são estranhos às dinâmicas de conflito e competição e conseguem trazer a paz e o equilíbrio de volta à família.

Pixabay

Pixabay

Advertisement