Limpeza das orelhas: veja todos os métodos mais eficazes

por Roberta Freitas

23 Agosto 2019

Limpeza das orelhas: veja todos os métodos mais eficazes
Advertisement

O ouvido humano é equipado com um sistema de auto-limpeza, projetado para proteger a área em questão de poeira, sujeira, corpos estranhos e infecções. Esse instrumento é a cera do ouvido, uma substância viscosa que, no entanto, às vezes pode acumular-se excessivamente no canal auditivo, o que por sua vez se torna um problema que pode incomodar. Sintomas reveladores são dor, zumbidos ou sons abafados, mas, felizmente, existem remédios caseiros muito eficazes para se livrar deles. Aqui estão alguns.

Flickr / The U.S. Food and Drug Administration Segui

Flickr / The U.S. Food and Drug Administration Segui

  • Peróxido de hidrogênio. Misture água quente e peróxido de hidrogênio, colocando tudo em um conta-gotas e pingue no ouvido; deixe a solução trabalhar por cerca de 5 minutos e depois repita em cada lado. No final da operação, enxágue com água morna.
  • Azeite de oliva. Desta vez, a mistura inclui o clássico óleo e água quente. Para fazer essas gotas, você pode seguir o mesmo procedimento de antes e, se necessário, repetir a limpeza por alguns dias.
  • Massagem auricular. Usando o lóbulo como ponto de fixação, o tecido deve ser alongado, fechando e abrindo a boca nesse meio tempo. Este movimento permite que a cera se solte das paredes e saia mais facilmente.
  • Irrigações. É necessário encher uma seringa com água morna e injetar lentamente pequenas quantidades de líquido no ouvido. No final da operação, recomenda-se secar com cuidado.
Advertisement
Needpix

Needpix

  • Infusão de camomila. A primeira aplicação deve ser feita com gotas de azeite, em seguida, a camomila deve ser usada para enxaguar. O procedimento limpa o ouvido e acalma qualquer inflamação.
  • Garrafa de água quente. O conteúdo do recipiente não deve ser derramado, mas simplesmente usado como um instrumento térmico para amolecer a cera pelo lado de fora. Graças a este sistema, ela ficará mais fluido e facilmente removível.

Em geral, deve ser lembrado que a cera do ouvido é fisiologicamente necessária para a saúde do ouvido, então você não deve exceder na limpeza, porque ao fazê-lo, em vez de evitar danos, pode promover infecções. Além disso, nunca use tampões ou ferramentas capazes de aplicar pressão, porque além de empurrar a cera mais para dentro, elas podem perfurar o tímpano. No caso de as doenças persistirem, sugerimos que sempre entre em contato com seu médico e, em particular, faça uma consulta de check-up com um especialista em otorrinolaringologia.

Advertisement