Nesta casa de repouso os funcionários usam pijamas para fazer com que os idosos se sintam em casa

por Roberta Freitas

21 Agosto 2019

Nesta casa de repouso os funcionários usam pijamas para fazer com que os idosos se sintam em casa
Advertisement

Cuidar das necessidades dos idosos é um trabalho satisfatório, mas muito delicado. Isso é o que a grande maioria dos profissionais de saúde que lidam com os cuidados diurnos e noturnos de pacientes idosos que vivem em milhares de lares de idosos diriam a você. Exatamente para deixar a vida das pessoas da chamada terceira idade mais digna, muitos lares de idosos estão desenvolvendo metodologias de ponta para que eles fiquem mais tranquilos e feliz.

The Old Vicarage Nursing Home/Facebook

The Old Vicarage Nursing Home/Facebook

No Reino Unido existe um local chamado Old Vicarage Nursing Home, que teve uma ideia muito simples e eficaz para deixar os pacientes mais velhos à vontade, especialmente à noite, o mais difícil para aqueles que sofrem de síndromes como o Alzheimer. A metodologia utilizada baseia-se no chamado "método de cuidados das borboletas" (The Butterfly Model of Care), baseado na empatia e emoções positivas dos pacientes, que vêm antes de qualquer outra coisa.

Os profissionais de saúde, portanto, usam roupas confortáveis para deixar os idosos à vontade, os quais, assim, sentem menos a sensação de infelicidade causada por estarem dentro de uma casa de repouso.

Advertisement
The Old Vicarage Nursing Home

The Old Vicarage Nursing Home

Graças ao valor da empatia e das emoções do método da borboleta, mesmo o simples uso de pijamas confortáveis ​​e calorosos por parte de uma pessoa amorosa pode elevar o estado emocional do paciente idoso, com excelentes resultados no humor e nos níveis de felicidade dos pacientes e dos entes queridos que vêm visitá-los. Assim, o instituto britânico faz um balanço desse novo método:

"Vestir roupas casuais faz parte de um método de desinstitucionalização do ambiente em que os pacientes moram. Isso significa que o lar de idosos não parece mais uma instituição com funcionários e residentes, o que ajuda a reduzir o tipo de comportamento negativo que pode ocorrer neste tipo de ambiente. Achamos mais fácil incentivar os residentes a voltarem para a cama à noite, quando os funcionários usavam roupões e pijamas".

Uma bela iniciativa que cuida dos nossos avôs e avós espalhados nos muitos lares de idosos em todo o mundo, que só precisam de um sorriso e pijamas quentes para se sentirem amados novamente, como em casa.

Source:

 

Advertisement