A história da vaca e do mestre: uma história para ajudar a enfrentar os desafios da vida

por Roberta Freitas

30 Agosto 2019

A história da vaca e do mestre: uma história para ajudar a enfrentar os desafios da vida
Advertisement

Uma vida de certezas é uma vida de felicidade, porque as certezas, as poucas que acreditamos possuir em nossas vidas diárias, nos fazem sentir seguros, com os pés plantados no chão e afastados dos perigos, do medo e do desconhecido. A mudança, no entanto, faz parte do curso de vida de todos, e ninguém pode saber o que o futuro nos reserva. Se a nossas certezas falhassem repentinamente, o que estaríamos dispostos a fazer? Estaríamos realmente dispostos a mudar?

Esta história que iremos contar irá ajudá-lo a sair da sua zona de conforto e guiá-lo para novas aventuras em sua vida!

Pixabay

Pixabay

A história da pequena vaca fala de um sábio que caminhava pelo campo com seu discípulo. Um dia, eles encontram uma humilde casa de madeira, habitada por um casal e seus três filhos. Todos estavam mal vestidos, com roupas sujas e rasgadas. Seus pés estavam descalços e o ambiente indicava extrema pobreza. O mestre perguntou ao pai da família como eles conseguiam sobreviver, já que não havia indústrias ou negócios naquele lugar, nem riqueza em lugar algum. Calmamente, o pai respondeu: "Temos uma vaca que nos fornece vários litros de leite todos os dias. Uma parte nós vendemos e com dinheiro compramos outras coisas e a outra parte usamos para nosso consumo. Desta forma, podemos sobreviver". Enquanto se afastava, o mestre disse ao discípulo: "Procure a pequena vaca, leve-a para o penhasco e empurre-a para dentro do barranco."

O jovem estava assustado, pois a pequena vaca era o único meio de subsistência para aquela família humilde. Mas ele pensou que seu mestre teria suas razões e, com grande pesar, levou a vaca ao precipício e a empurrou. Essa cena ficou gravada em sua mente por muitos anos. Depois de um tempo o discípulo, se sentindo culpado pelo que havia feito, decidiu deixar o mestre, voltar àquele lugar e pedir desculpas à família a qual ele havia causado tanto dano. Ao se aproximar, percebeu que tudo havia mudado. Uma linda casa era cercada por árvores, onde muitas crianças brincavam e havia um carro estacionado.

O jovem se sentiu triste e desesperado porque achava que a família humilde havia vendido tudo para sobreviver. Quando ele perguntou sobre eles, responderam que ainda estavam lá, que não haviam partido. Ele correu para dentro da casa e percebeu que ela era habitada pela mesma família de antes. Então, ele perguntou ao pai da família o que havia acontecido e ele, com um sorriso largo, respondeu: "Tínhamos uma pequena vaca que nos fornecia leite e com a qual sobrevivíamos. Mas um dia de sorte a vaca caiu de um penhasco e morreu. Esse evento nos forçou a fazer outras coisas, a desenvolver outras habilidades que nunca imaginávamos que teríamos. Dessa maneira, começamos a prosperar e nossas vidas mudaram."

Advertisement
Pxhere

Pxhere

A história da vaca é uma metáfora para a nossa vida. Todos nós temos uma vaca à qual nos agarramos. E isso, mesmo que não nos leve à vida que queremos ter, pelo menos nos dá a mínima segurança de que precisamos. Pense nisso: o que aconteceria se sua vaca caísse do penhasco amanhã? A vaca pode ser uma metáfora para o seu relacionamento atual, seu trabalho ou seu estilo de vida. Se de repente o que lhe dá segurança desaparecesse, o que você se tornaria?

Advertisement