Caminhar é um remédio natural que faz bem para o coração e reduz o estresse
O médico grego Hipócrates é considerado por todos o pai da medicina e, de fato, muitas de suas convicções revelam-se válidas até hoje, apesar da quantidade de séculos e estudos científicos que nos separam dele. Uma de suas teorias, por exemplo, era que andar era o melhor remédio que um médico poderia prescrever.
De fato, até hoje a comunidade científica não mudou de idéia: fazer longas caminhadas acaba sendo bom para o corpo e para o espírito.
Unsplash
Primeiro, caminhar é bom para os olhos. Fazendo um passeio, especialmente em espaços verdes, relaxamos nossos olhos, concentrando-nos principalmente em objetos distantes, ao contrário do que fazemos na maior parte do dia.
Os efeitos sobre o tónus e o peso muscular não devem ser subestimados: uma média de 30 minutos diários de caminhada, combinada com uma dieta saudável, permite-lhe manter o seu peso sob controlo, promove a resistência muscular e melhora o estado das articulações.
Andar é bom para o coração: sendo um músculo, quanto mais o treinamos, mais saudável ele será. A caminhada aumenta a frequência cardíaca gradualmente e de forma sustentável, treinando o coração sem estressá-lo excessivamente.
Além disso, ao agir sobre os níveis de endorfinas, a caminhada prova ser benéfica também para as defesas imunológicas, que são colocadas sob pressão, precisamente a partir dos estados de ansiedade ou estresse.
Unsplash
Sem mencionar os benefícios para o humor: uma caminhada regular é uma panacéia para a criatividade e para a lucidez do pensamento, contrasta os estados depressivos e afasta o mecanismo prejudicial de "refletir" sobre o que nos torna infelizes.
Em última análise, podemos concluir que a caminhada prolonga a vida. De acordo com os cientistas, 25 minutos de caminhada por dia podem render mais 7 anos de vida. Vamos começar imediatamente?
Source:
- https://www.telegraph.co.uk/news/health/news/11833720/25-minute-walk
- https://www.pnas.org/content/pnas/early/2015