Os verdadeiros amigos conseguem continuar unidos mesmo com a distância que os separa
A amizade, como o amor, é um sentimento nobre, precioso, simples e ao mesmo tempo complexo. Sempre há aqueles que tentam descrever, definir, explicar todas as diferentes facetas, as razões e os mecanismos com os quais duas pessoas se ligam criando um relacionamento composto de camaradagem, lealdade, ajuda e apoio mútuos. Há aqueles que sustentam que a amizade deve ser constantemente nutrida e aqueles que, por outro lado, dizem que, quando é verdade, podem resistir tanto ao tempo quanto à distância.
via BetterHelp
Amigos, quando se reconhecem como tal, não precisam de presença diária ou contato, não precisam de confirmação constante ou gestos de confiança, mas sabem que estão ali um para o outro, sem ter que dizer ou demonstrar. Pode acontecer de não se ver e ouvir por muito tempo, mas nem esse silêncio muda o que está nos corações e nas mentes.
As amizades mais sólidas são aquelas em que alguém se sente privado de restrições e deveres, mas igualmente pronto a qualquer momento para fazer qualquer coisa se o amigo precisar. A amizade sincera é desinteressada, está a anos-luz de distância de todas aquelas pseudo dependências emocionais, porque é uma escolha que se renova a cada dia, com consciência e convicção.
Não existe uma fórmula ou esquema fixo para criar uma amizade, porque pode acontecer quando menos se espera: compartilhar a infância, a escola, vivenciar experiências particulares, circunstâncias aleatórias ou, em alguns casos, superar uma rivalidade. Muitas vezes abusamos do termo "amigo" e o usamos para chamar pessoas que se perderam ao longo do caminho ou que, infelizmente, traíram nossas expectativas.
A amizade é um pacto incondicional que, no entanto, é muitas vezes uma expressão da arte de aceitar todas as forças e fraquezas de um amigo, protegendo a amizade como um grande tesouro. O tempo e o espaço só podem afrouxar os laços fracos, aqueles feitos de hábito e conveniência, não amizades reais. Verdadeiros amigos são pontos firmes na alma, como os rostos de irmãos e pais, então, apesar de estarem separados, tudo permanece inalterado. Basta um olhar, um abraço, um aperto de mão, e em um instante, anos ou quilômetros serão apagados, para sempre voltar para o onde e quando vocês se viram pela última vez.