Se você fala mal dos outros quer dizer que você é profundamente infeliz
Levante a mão quem nunca criticou alguém. Todo mundo na vida já disse algumas palavras cruéis sobre um amigo, parente ou colega de trabalho. É normal e não temos nada do que nos envergonhar. As críticas construtivas são uma ajuda preciosa que damos às pessoas mais queridas ao nosso redor, pois representam um momento de crescimento. O problema começa a surgir quando as críticas pretendem apenas magoar e não têm nada de construtivo: um estudo psicológico descobriu que esse hábito desagradável revela como cada pessoa se percebe e como é infeliz.
via Science Daily
Gossip Girl / Warner Bros Entertainment
O professor Dustin Wood conduziu um estudo na Wake Forest University, no qual ele explica que as pessoas que criticam e falam mal dos outros tendem a ser profundamente infelizes e correm um alto risco de sofrer de depressão. Na realidade, esses tipos de pessoas estão insatisfeitos consigo mesmos e com suas vidas, e projetam certos aspectos de sua personalidade que não podem aceitar nos outros.
Essas pessoas se sentem vazias, mas não têm capacidade de se analisar e de mudar o que as perturba. É precisamente por esse motivo que elas recorrem a críticas destrutivas, para se sentirem melhores. Criticar os outros é muito mais fácil do que trabalhar em cima delas mesmas. É até ainda mais divertido. Obviamente, essa atitude não é nada saudável, tanto para quem critica quanto para quem é criticado.
Gossip Girl/ Warner Bros Entertainment
Falar mal dos outros diz muito sobre como uma pessoa se percebe. Por trás das críticas, não há nada além de insegurança e baixa autoestima - pelo menos é o que o estudo publicado pela American Psychological Association afirma. Uma pessoa que se ama, por outro lado, consegue manter um relacionamento saudável e positivo com as pessoas ao seu redor. Por outro lado, quem tende a desqualificar constantemente o outro é uma pessoa negativa e prejudicial.
Infelizmente, esse mau hábito é generalizado, e é por isso que é necessário estar atento e saber reconhecer esse tipo de pessoa, para não correr o risco de cair nesse mesmo comportamento triste.
Não há nada mais cansativo e tóxico do que estar com pessoas que passam o tempo todo falando mal de seus amigos, familiares ou colegas. Portanto, é aconselhável se distanciar dessas pessoas.