Menopausa: vamos aprender a conhecer os sintomas e efeitos desta mudança hormonal
A menopausa é uma fase de mudança muito significativa na vida de uma mulher. Geralmente, ocorre por volta dos 50 anos, com diferenças subjetivas que podem estar relacionadas tanto ao tipo de sintomas quanto ao momento de seu início. Comumente, essa condição começa a aparecer quando o ciclo menstrual é interrompido por pelo menos 12 meses consecutivos. Para um diagnóstico eficaz, o médico pode solicitar alguns testes de controle específicos.
via NHS
Quando se suspeita que a condição física está mudando devido à menopausa, os testes de densidade óssea, exames de sangue, perfil hormonal, ultrassonografia pélvica e mamária são úteis. Alguns indivíduos têm a sorte de passar por este processo fisiológico sem muitos traumas, mas em muitas outras circunstâncias, a transição ocorre com inúmeros desconfortos.
Começa com as ondas de calor clássicas, tanto durante o dia como durante a noite, com mudanças de humor devido aos níveis de flutuação dos hormônios, e a sensação de cansaço que acompanha tudo isso. A diminuição da produção de estrogênio afeta diferentes funções do corpo, como o sistema imunológico, o cérebro, o coração, os ossos, etc.
Outros sintomas comuns são, por exemplo: calafrios, perda de libido, secura vaginal, dores no peito, formigamento, pele seca, batimentos cardíacos irregulares, distúrbios digestivos, dor muscular e articular, desconforto miccional, perda de cabelo e perda de peso, distúrbios de concentração.
A duração de todas essas sensações também varia de pessoa para pessoa. Há mulheres que conseguem absorver tudo dentro de um ano ou dois, enquanto outras enfrentam um processo mais lento que pode durar mais de dez anos.
Em muitos casos, o corpo envia bastante sinais de alerta antes da chegada da menopausa, para que seja possível se preparar com antecedência. Devemos ficar de olho nas mudanças no ciclo menstrual, tanto em quantidade quanto em regularidade. Não negligencie sensações como dor pélvica ou tensão mamária, especialmente quando elas não são atenuadas. Finalmente, membranas e mucosas secas e frequentes dores de cabeça podem ser sintomas.
A má notícia é que a menopausa não pode ser evitada, mas a boa notícia é que ela pode ser gerenciada de maneira a dar o menor número de problemas possível. Além de seguir instruções médicas em caso de necessidade, o segredo está na nutrição adequada, exercícios regulares e na tentativa de manter uma atitude positiva.