Alguns sintomas que podem indicar problemas sérios no cólon e que não devem ser subestimados
De acordo com dados fornecidos pela Colorrectal Cancer Alliance, os casos de câncer de cólon aumentaram exponencialmente desde 1990. No passado, esta patologia afectava principalmente a população idosa, mas nos últimos 30 anos a taxa de incidência em indivíduos com menos de 50 anos aumentou 4 vezes. É uma doença insidiosa, porque muitas vezes silenciosa, mas aqui estão alguns sintomas que podem ajudar a diagnosticá-lo precocemente.
- Sangramento retal. Na maioria dos casos, quando isso ocorre, pensamos que sejam hemorróidas ou fissuras, e não damos muita importância ao problema. No entanto, um médico deve ser consultado, especialmente se envolver episódios repetitivos que nunca aconteceram no passado.
- Irregularidade intestinal improvisa. Fenômenos como constipação, diarréia ou sensação de que o intestino não está completamente vazio são sinais importantes que não devem ser negligenciados se durarem mais de uma semana.
- Dor de estômago. Sintomas óbvios e incômodos, como náuseas, cólicas e vômitos, estão definitivamente revelando que algo não está funcionando como deveria. É melhor consultar o seu médico e verificar o que está acontecendo.
- Sangue nas fezes. Pode parecer repugnante, mas controlar a cor das fezes pode servir como um indicador do estado de saúde do corpo. Portanto, tenha cuidado quando estiverem muito escuras.
- Cansaço. Sentir-se cansado pode depender do sangramento lento de um neoplasma no tratado digestivo. Isso faz com que haja perda de ferro e traz a diminuição das células vermelhas do sangue, a consequência é a anemia, com dificuldade em respirar e fadiga.
A investigação diagnóstica mais eficaz para destacar a presença de um possível câncer de cólon é a colonoscopia. Após os 40 anos de idade, devemos fazer esse teste pelo menos uma vez, como forma de prevenção, talvez repetindo a análise a cada cinco anos.
Os sintomas indicados acima podem atuar como uma chamada para despertar, no entanto, é necessário estar atento, pois em vários casos a doença não apresenta sinais evidentes até que já esteja em estágio avançado. Ao realizar check ups regulares e aprender a ouvir o seu corpo, as acumulações de células podem ser eliminadas antes que se tornem uma forma agressiva dessa doença.