Cozinhar faz bem para a alma: veja todos os benefícios da cozinha no nosso humor
Cozinhar um prato certamente não significa apenas saber seguir as doses da receita ou entender as combinações corretas de ingredientes. Cozinhar é uma arte, uma paixão que vem de dentro e é expressa com todos os nossos sentidos: reduzí-la com o único objetivo de colocar algo sobre a mesa significa não entendê-la.
Quando você prepara uma refeição para uma pessoa, por exemplo, você não está apenas alimentando-a. Você está entregando a ela uma parte de você, está expressando sua afeição através da comida, está dando a ela sentimentos que você saboreava enquanto cozinhava. Pode-se dizer, em última análise, que cozinhar é um processo que requer total envolvimento emocional e intelectual, assim como a meditação.
Quando estiver prestes a cozinhar, comece escolhendo os ingredientes. Quem gosta de cozinhar gosta também de ir ao mercado, escolher os melhores produtos, tocá-los com as próprias mãos e talvez cheirá-los. Escolher os ingredientes também com base em suas experiências: por exemplo, escolher tomates maduros porque eles lembram os piqueniques no campo que você costumava fazer quando criança e, portanto, sugerem "família".
Uma vez em casa, durante a preparação, essa viagem continua, entre os sentidos e as memórias. Com as mãos você lava, descasca, massageia os produtos da terra; de vez em quando come um pedacinho. Vê então que esses produtos mudam de cor sob seus olhos durante o cozimento, enquanto eles se misturam, você sente o cheiro ainda cru, mas que já faz você imaginar o saboroso resultado final.
Tato, visão, olfato, paladar, audição: todos os sentidos estão envolvidos quando você cozinha, e essa é uma experiência profunda. Você é forçado a ouvir os sentidos, a perceber todas as moléculas que tocam os receptores do seu nariz e, enquanto isso, você precisa manter o controle, precisa cuidar os tempos, as doses e a organização. Não há espaço para pensar, não há espaço para pensar em quem ou o que ofendeu você no dia anterior. Os produtos da Terra te envolvem e o acompanham em uma linda viagem, um pequeno parêntese da vida cotidiana, na qual você abandona o fluxo de pensamentos e se comunica com todos os seus sentidos, com o intelecto, com o coração.