É oficial: o cheirinho da pessoa amada nos deixa mais seguros e menos estressados

por Roberta Freitas

31 Agosto 2019

É oficial: o cheirinho da pessoa amada nos deixa mais seguros e menos estressados
Advertisement

Situações que vivemos, pessoas que conhecemos, lugares que visitamos: na vida, tudo está ligado, além de uma imagem mental, a um cheiro percebido.

O cheiro é um sentido muito importante e muito mais conectado às nossas emoções do que pensamos. Um aroma mais ou menos agradável, de fato, pode nos fazer apreciar ou não gostar de algo, sem mencionar que ele pode permanecer por um longo tempo conectado a sentimentos positivos ou negativos experimentados naquele momento preciso.

Obviamente, a escolha do parceiro também está incluída em tudo isso. Nos relacionamentos, o olfato desempenha um papel muito grande e se soma a muitos outros fatores que nos dão sentimentos positivos sobre uma pessoa. A pesquisa que estamos prestes a mostrar para você se concentrou exatamente nisso: vamos ver os seus resultados.

via Science Daily

Allef Vincius/Unsplash

Allef Vincius/Unsplash

Os pesquisadores da Universidade British Columbia, em colaboração com aqueles de Harvard, decidiram investigar, de uma vez por todas, como os odores podem afetar a percepção do ente querido, bem como o nosso humor.

Para fazer isso, eles envolveram cerca de 100 indivíduos na pesquisa - homens e mulheres - dos quais avaliaram os diferentes efeitos decorrentes da exposição ao cheiro da roupa de um parceiro ou de um estranho. No final do teste, verificou-se que 80% das mulheres e 50% dos homens percebem o perfume que caracteriza seus companheiros (ou companheiros) em suas roupas. Entre eles, 43% das mulheres e 16% dos homens, respectivamente, se sentiram mais relaxados depois de simplesmente sentir esse cheiro.

De fato, em circunstâncias de estresse ou pressão emocional, é absolutamente normal que as pessoas tendam a buscar conforto nos entes queridos ou em lugares considerados "seguros" e acolhedores. Nisso, o cheiro do parceiro desempenha uma tarefa muito importante.

Advertisement
Pxhere

Pxhere

Em situações estressantes, como entrevistas de emprego ou atividades imprevistas de cálculo, os participantes mostraram claramente alívio no contato com as camisas usadas por maridos, esposas, namorados ou namoradas. Um alívio que se manifestou graças aos níveis de cortisol, o chamado "hormônio do estresse", que resultaram mais baixos.

A proximidade daqueles que amamos implica, portanto, uma longa série de benefícios. Contato, calor e, principalmente, cheiro são coisas que nos fazem sentir melhor e que nos ajudam a viver melhor em diferentes situações. Os pesquisadores, de fato, identificaram no apoio dos parceiros também benefícios no sono, nos hábitos negativos e na nutrição.

Resumindo: se você tiver a sorte de ter uma pessoa que ama ao seu lado, não a deixe escapar. Seu bem-estar psicofísico certamente irá agradecer!

Source:

https://www.awhillans.com/uploads/1/2/3/5/123580974/olfactory_cues_from_romantic_partners.pdf

Advertisement