Segundo os Maias, o colibri é um animal mágico: veja esta linda lenda

Qualquer um que tenha tido a sorte de admirar um beija-flor de perto pelo menos uma vez na vida, terá notado as incríveis peculiaridades desse pequeno pássaro.
Estas são criaturas realmente muito coloridas que sempre atraíram pensamentos positivos e admiração. Se a beleza do beija-flor não é nova, para muitos pode ser a fascinante lenda à qual este passarinho está ligado. Uma história que remonta à era Maia.
A antiga população da América Central conhecia bem essas criaturas esplêndidas, e certamente não passaram despercebidas. Um pouco por sua beleza, um pouco por sua capacidade de voar, permanecendo quase imóvel no ar com um bater rápido das asas, os beija-flores eram considerados criaturas divinas pelos Maias.

De acordo com os nativos americanos, os deuses teriam criado todas as coisas na Terra e atribuído uma função específica a cada uma delas. No final da criação, no entanto, Eles teriam notado que estava faltando alguém para levar pensamentos e desejos de um lado para o outro.
Como não tinham mais lama para criar outros animais, decidiram usar uma maravilhosa pedra de jade, com a qual esculpiram uma flecha muito pequena. No final da operação, eles assopraram e a flecha voou. Não era mais um mero objeto: tinha ganhado vida e se tornado um beija-flor (ts'unu'um).
Quando os homens tentaram capturar aquele belo pássaro para fazer enfeites com suas penas, os deuses se zangaram e disseram que quem tentasse fazê-lo seria punido.

Assim, para os Maias, esses pequenos pássaros esplêndidos eram simplesmente mágicos, e em particular suas penas com suas cores vibrantes e espetaculares, capazes de brilhar ao sol como gotas de chuva. Por essa razão, além disso, os beija-flores não poderiam ser mantidos em cativeiro: sua natureza livre e sua função como mensageiros de pensamentos não poderia ser exercida.
É por isso que a moral da lenda Maia diz que, quando um beija-flor aparece de repente, traz consigo uma mensagem de amor, carinho e alegria de alguém que está pensando isso em algum lugar do mundo.
Fascinante, não é? Mantenha seus olhos afiados: talvez, quando você menos espera, você terá a sorte de ver um beija-flor colorido que traz uma mensagem para você!
